EAU. Paulo Bento despedido de selecionador


Paulo Bento, 55 anos, que tinha assumido a seleção dos EAU em julho de 2023, esteve em toda a qualificação do país, desde a primeira fase


O treinador português Paulo Bento foi despedido do cargo de selecionador dos Emirados Árabes Unidos (EAU), poucas horas após a vitória diante da Coreia do Norte (2-1), na terça-feira. 

“A Federação de Futebol dos Emirados Árabes Unidos decidiu despedir o treinador principal da seleção nacional, Paulo Bento, juntamente com a sua equipa técnica“, informou o organismo, esta quarta-feira, em comunicado nas redes sociais.

Com a vitória diante da Coreia do Norte, os EAU ocupam o terceiro lugar do Grupo A da zona asiática de qualificação para o Mundial 2026, com 13 pontos, menos quatro do que o Uzbequistão, segundo colocado, que ocupa a última vaga de apuramento direto.

O Irão, líder do grupo, já garantiu o apuramento e, a duas jornadas do final, Uzbequistão e EAU discutem a outra vaga. As duas seleções defrontam-se em 6 de junho, na penúltima jornada.

O terceiro classificado avançará para uma nova ronda, que terá dois grupos de três equipas. O primeiro de cada poule ainda se apura diretamente para o Mundial do próximo ano, e os segundos disputam entre si uma eliminatória para determinar a ida ao Play-off Intercontinental.

Paulo Bento, 55 anos, que tinha assumido a seleção dos EAU em julho de 2023, esteve em toda a qualificação do país, desde a primeira fase, ao vencer então o Grupo H.