24/9/21
 
 
Autoridade Tributária apreendeu mais de 15 mil toneladas de alimentos ilegais em megaoperação internacional

Autoridade Tributária apreendeu mais de 15 mil toneladas de alimentos ilegais em megaoperação internacional

António Rilo Jornal i 27/07/2021 11:10

Numa operação coordenada pela Europol e Interpol, foram realizadas ações de controlo em 72 países dos vários continentes, tendo sido apreendidos mais de dez tipos de produtos alimentares.  

 

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) participou numa megaoperação Opson X coordenada pela Europol e Interpol, na qual foram apreendidas 15.451 toneladas de produtos alimentares contrafeitos ou fraudulentos que não cumprem as regras de segurança alimentar, em 72 países, dos quais 26 estados-membros da União Europeia, entre dezembro de 2020 e junho de 2021.

Na operação Opson X, cada país tinha a possibilidade de aderir a ações de controlo de determinados produtos alimentares como bebidas alcoólicas, mel – sendo realizado pela primeira vez ações de controlo a este alimento – e carne de cavalo, destaca um comunicado da AT, divulgado na sexta-feira.

Os tipos de produtos alimentares mais apreendidos foram bebidas alcoólicas, suplementos alimentares e aditivos, cereais e produtos derivados, frutos, vegetais, açúcar e doces, carne e seus derivados, peixe, marisco e lacticínios.

Em Portugal, a AT “impediu a importação de 196 toneladas de produtos alimentares que se encontravam impróprios para consumo e sem certificação”, de conservas, carne e derivados.

Também foram impedidos pela autoridade portuguesa, a venda de 1.920 doses individuais de suplementos alimentares proibidos e 1.800 litros de uma bebida alcoólica vinda do Brasil.

A Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Guarda Civil da Espanha, com o apoio da Europol, também levaram a cabo uma operação de controlo ao comércio de bivalves impróprios para consumo humano, tendo resultado na investigação de sete empresas e na apreensão de 120 mil euros, 25 veículos, 12 embarcações e a detenção de oito pessoas.

Ler Mais


×

Pesquise no i

×