4/3/21
 
 
Portugueses no Reino Unido. "Sentimos que não somos bem-vindos"

Portugueses no Reino Unido. "Sentimos que não somos bem-vindos"

AFP Maria Moreira Rato 28/01/2021 08:36

O Governo britânico quer oferecer incentivos monetários aos imigrantes para retornarem voluntariamente aos países de origem. O i falou com Marta, João e Inês, três dos 400 mil portugueses residentes no Reino Unido.

O Governo britânico tornou os europeus alvo do seu esquema de oferecer incentivos financeiros a imigrantes para retornarem voluntariamente aos países de origem, avançou esta terça-feira o Guardian. As autoridades britânicas disponibilizam-se para pagar os voos de regresso e até duas mil libras (o equivalente a 2,26 mil euros) em ajudas de realojamento, a uns cinco meses do prazo-limite para que europeus possam pedir estatuto de residência permanente.

No entanto, este projeto do Executivo de Boris Johnson não está a ser bem visto pela comunidade imigrante. “Tenho de confessar que me senti chocada. Vivendo em Londres e estudando numa universidade britânica, vejo que uma das mais-valias de aqui estar é a diversidade e a possibilidade de interagir com tantas pessoas diferentes”, começou por explicar Marta Reis Matias, mestranda em Publicidade Estratégica e Comunicação de Marketing na Universidade de Greenwich, em Londres.

“Esta nova medida faz parecer que estão a expulsar-nos, mas de forma leve, ainda que não nos queiram mesmo cá. Sentimos que não somos bem-vindos e que somos excluídos por parte do Governo, mas a verdade é que a maior parte das pessoas com quem interajo (se não todas) se opõem a estas medidas e votaram contra o Brexit”, explicou a jovem.

O pensamento de Marta alinha-se com a ideia de que os incentivos aumentam a suspeita de que o Governo de Boris Johnson não está a fazer todos os possíveis para ajudar os cidadãos europeus a tratar dos trâmites necessários para pedir residência permanente – antes pelo contrário.

Leia o artigo completo na edição impressa do jornal i. Agora também pode receber o jornal em casa ou subscrever a nossa assinatura digital.

 
 

Ler Mais


Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×