Morreu, aos 88 anos, António Cardoso e Cunha, o primeiro comissário europeu de Portugal.
A notícia da morte de Cardoso e Cunha, político do PSD, já tinha sido avançada pelo Jornal de Notícias, e foi confirmada, esta segunda-feira, por Elisa Ferreira.
"As minhas sinceras condolências à família e amigos de António Cardoso e Cunha, primeiro Comissário Europeu de Portugal. Fez parte das históricas Comissões Delors I e II", escreveu a comissária europeia numa publicação partilhada no Twitter. “O seu nome ficará para sempre associado à participação portuguesa na UE", acrescentou.
O antigo comissário europeu português, responsável pelas pastas de Pescas e da Energia, Empresa, Comércio e Turismo, desempenhou ainda o papel de comissário da Expo98.
Antes disso, o político, que nasceu em Leiria e era licenciado em engenharia, foi várias vezes ministro nos governos da Aliança Democrática.
O último cargo público que Cardoso e Cunha desempenhou foi o de presidente não executivo da TAP, quando a transportadora ainda era pública.
As minhas sinceras condolências à família e amigos de António Cardoso e Cunha, primeiro Comissário Europeu de Portugal. Fez parte das históricas Comissões Delors I e II. O seu nome ficará para sempre associado à participação portuguesa na UE. pic.twitter.com/MS9Lz9L4yV
— Elisa Ferreira (@ElisaFerreiraEC) January 25, 2021