As duas décadas da Google

As duas décadas da Google


O motor de busca que é utilizado por milhões faz 20 anos


No dia 27 de 1998 nascia a Google. Mas tudo começou em 1995, na Universidade de Stanford, quando dois estudantes de Engenharia de Sistemas Informáticos se conheceram. Durante estes vinte anos, muitas coisas mudaram, mas a o ‘logo’ ficou o mesmo.

Larry Page e Sergey Brin eram dois estudantes universitários, quando começaram a pensar no motor de pesquisa e a trabalhar no mesmo, numa garagem. O primeiro nome a surgir foi BackRub, em 1995.

A primeira versão do motor de busca apareceu no site da Universidade de Stanford. A partir daí foram-se desenvolvendo algoritmos para que se conseguisse chegar aos links.  

O nome Google só chega em 1996, quando os dois amigos criam o nome através de um termo matemático que começava com o 1 e seguia-se de 100 zeros: o “googol” mais especificamente. Daí nasceu o nome.

O motor de busca continuava a ser usado pelo site da universidade e começava a permitir que os alunos pesquisassem pelos 24 mil textos na altura disponíveis, às vezes deitando a baixo a ligação à internet no campus inteiro.

Googlo.com é oficialmente registada a 15 de Setembro de 1997.

Em 1998, o Google conseguiu então financiamento e a 4 de Setembro é constituída a empresa Google, sediada numa garagem em Monlo Park. Assim nasceu a empresa.

Começou a crescer, contratando engenheiros e saíram da garagem para um escritório, em Palo Alto.  

Até 2000, pouca coisa tinha alterado; foi então que foi lançado o Google Adwords: uma plataforma de anúncios.

Em 2002 chega o Google Notícias, em 2004 o Gmail, em 2005 o Google Mapas, o Google Earth e o Google Talks e em 2007 lança o programa Android para telemóveis.  

Uma das grandes vitórias da empresa foi também a compra do YouTube, por 1,3 mil milhões de euros, em 2006.

Em 2018, a Google têm agora a missão – anunciou hoje – de tornar o motor de busca mais óbvio para os utilizadores.