7/8/20
 
 
17 sintomas de cancro que não deve ignorar

17 sintomas de cancro que não deve ignorar

Jornal i 24/07/2017 15:24

A lista dos sintomas foi elaborada por especialistas da Sociedade Portuguesa de Oncologia

Existem alguns sintomas que não podemos mesmo ignorar porque pode prejudicar e agravar a nossa saúde.

Alguns especialistas da Sociedade Portuguesa de Oncologia elaboraram uma lista dos 17 sintomas de cancro que mais ignoramos. Veja a lista.

- Alterações do trânsito intestinal: pode estar muitas vezes associado ao stress ou comida, mas caso haja alterações persistentes estas devem ser valorizadas, pois no cancro é comum a alternância entre prisão de ventre e diarreia.

- Fezes brancas e urina escura: o cancro do pâncreas é um dos tumores mais silenciosos e pode provocar obstrução dor abdominal e icterícia.

- Impotência: deve procurar o seu médico ou um urologista para descobrir a causa da impotência. Pode não necessariamente significar um tumor, mas sim estar relacionado com sistema cardiovascular.

- Sangue nas fezes: é comum quando existem tumores gástricos, do intestino e do reto.

- Líquido no mamilo: pode ser sanguinolento ou incolor, caso isso aconteça procure um médico.

- Tosse persistente: se a tosse não passa não hesite e procure um especialista.

- Cansaço: se sentir fadiga por longos períodos de tempo procure um médico. Um dos motivos da fadiga é a anemia e o cancro do estômago.

- Aftas ou feridas que não cicatrizam: caso isto lhe aconteça na boca ou lábio por mais de 14 dias procure um médico.

- Rouquidão permanente: pode ser um sintoma do cancro da laringe, podendo surgir em qualquer idade e em qualquer pessoa.

- Perda de peso: perda de peso e de apetite são dos primeiros sintomas que podem levar a um diagnóstico de cancro do pâncreas ou pulmão, mas estão associados a fases mais avançadas da doença. Se não está a fazer dieta ou exercício e perdeu muito peso deve ir ao médico.

- Dor pélvica: a dor é geralmente um dos sintomas menos valorizados, por isso é essencial que faça exames médicos regularmente.

- Gengivite: as gengivites são inflamações nas gengivas e caso tenha este tipo de problemas deve procurar um dentista.

- Ir muitas vezes à casa de banho: se sentir dor, ardor ou que tem sangue na urina deve procurar um médico, tal como ir muitas vezes à casa de banho.

- Dores no fundo das costas: pode ser sinal de um estado avançado de cancro da próstata, caso as dores persistam procure um médico.

- Incontinência urinária: sentir dor, ardência e urgência em urinar deve ser alguns dos sintomas a ter em conta, porque podem ser sintomas de cancro da bexiga.

Ler Mais

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×