Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais foi condecorado pelo presidente ucraniano com a Ordem de Mérito do III grau pelo apoio que o município prestou àquele país.
A informação foi avançada pelo próprio autarca à agência Lusa, dizendo que se sente "muito honrado, embora fosse um prémio que preferia não ter, pois era sinal que não havia guerra".
"De qualquer forma, é um prémio que partilho com todos, funcionários municipais, empresas municipais", referiu.
O presidente do município português explicou que a conderação se deveu ao reconhecimento da Ucrânia ao apoio que Cascais tem dado desde que o país foi, em fevereiro desde ano, alvo de uma ofensiva militar pela Rússia.
Recorde-se que aquando da sua passagem em Portugal, no âmbito da Web Summit, a primeira-dama da Ucrânia, Olena Zelenska, visitou um centro de refugiados em Cascais, onde referiu que os primeiros deslocados da Ucrânia, "em estado de choque, receberam um acolhimento caloroso e atencioso".
"As condições aqui são modestas, mas há tudo o que é necessário. Os deslocados ucranianos podem permanecer no centro até que seja encontrado alojamento permanente para eles", disse Zelenska nas redes sociais, onde agradeceu ainda à organização SOS Ucrânia e ao autarca pela sua "incrível hospitalidade".