GNR salva cinco cães num local sem condições de habitabilidade em Vila Nova de Famalicão

GNR salva cinco cães num local sem condições de habitabilidade em Vila Nova de Famalicão


Os cães foram encontrados num local que estava “repleto de detritos e dejetos” e “com sinais de subnutrição”. 


O Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) da Vila Nova de Famalicão resgatou, no sábado, cinco cães por maus-tratos naquela concelho. Foram identificados dois homens pelo crime.

Através de uma denúncia que dava conta "de uma alegada situação de maus-tratos envolvendo animais de companhia", os militares deslocaram-se ao local determinado, "onde encontraram os cinco cães, com sinais de subnutrição, no exterior de uma habitação, em local de difícil acesso e repleto de detritos e dejetos", detalha a GNR num comunicação divulgado esta terça-feira. 

Após as diligências policiais, os animais foram "encaminhados para o Centro de Recolha Animal de Famalicão, para avaliação médico-veterinária", informa também a força de segurança. 

Dois homens de 46 e 52 anos foram identificados e os factos foram remetidos para o Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão, indica ainda a GNR. 

A ação contou com a colaboração do Centro de Recolha Animal do concelho de Vila Nova de Famalicão.

Note-se que a GNR, com o Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), "tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de eventuais situações de maus-tratos ou abandono. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente".