Espanha. De dois em dois: João Félix, o mágico tirou novo bis da cartola

Espanha. De dois em dois: João Félix, o mágico tirou novo bis da cartola


Félix bisou pela segunda jornada seguida na Liga espanhola (e ainda assistiu). Bruno Fernandes com performance igual na Premier League. Em Itália, Ronaldo disse presente mas não foi suficiente. Segue-se a pausa para os compromissos das seleções.


João Félix e Bruno Fernandes foram os jogadores portugueses em destaque entre as principais ligas europeias, com os dois internacionais portugueses a bisarem e a assistirem nos triunfos de Atlético de Madrid e Manchester United, respetivamente. Na Liga espanhola, o jovem avançado foi o protagonista da goleada (4-0) dos colchoneros sobre o Cádiz, em jogo a contar para a nona jornada. No Metropolitano, Félix inaugurou o marcador, aos oito minutos, e selou o resultado final (90’). Pelo meio, marcaram Marcos Llorente (22’) e Luis Suárez (51’), este após ter sido servido pelo português. A marcar dois golos pela segunda jornada consecutiva na prova (tinha também bisado no triunfo, por 3-1, frente ao Osasuna, na ronda oito), Félix aumenta a conta pessoal para cinco golos, tornando-se o melhor marcador da La Liga, juntamente com o seu companheiro de equipa, o uruguaio Suárez, e Mikel Oyarzabal (Real Sociedad). De resto, trata-se do terceiro bis alcançado na época 2020/21, depois do ex-Benfica ter também assinado dois golos no triunfo (3-2) frente ao Salzburg, desta feita a contar para a fase de grupos da Liga dos Campeões. Com sete golos marcados em 10 jogos, Félix está muito perto de igualar o registo alcançado em 2019/20, época de estreia no clube espanhol, em que fez 9 golos (36 jogos). Com seis golos marcados em menos de duas semanas (4 jogos), o coro de elogios não tem tido intervalo. “Não tem limites. Está tocado pela varinha mágica”, escreveu o AS após a mais recente vitória. Com este resultado, a equipa de Diego Simeone passa a somar 17 pontos, ficando a três do líder Real Sociedad, que tem mais dois jogos disputados do que o clube da capital vizinha. Após sete jornadas realizadas, o Atlético Madrid é a única equipa que ainda não perdeu na prova (cinco vitórias e um empate).

Na Liga inglesa, foi Bruno Fernandes a dar que falar, precisamente pelos mesmos motivos. O United venceu (1-3) o Everton na ronda 8 da Liga inglesa, com o médio a anotar a reviravolta, após assinar os dois primeiros golos dos red devils, ainda na primeira parte, aos 25 e 32 minutos. Antes, Bernard (19’) tinha feito o primeiro golo do encontro para o clube de Liverpool. Já em tempo de compensação, Cavani fechou as contas, estreando-se a marcar pelos red devils após assistência do ex-Sporting. A vitória da equipa de Ole Gunnar Solskjær chega, de resto, num momento importante, após as derrotas com o Basaksehir (Champions) e Arsenal (Premier League). As críticas já subiam de tom, com Bruno Fernandes como um dos principais alvos. Com o regresso aos triunfos, a formação de Manchester passa a somar 10 pontos, ficando a oito do novo líder Leicester (que apresenta mais um jogo). Os foxes ascenderam ontem à liderança da Liga inglesa após baterem (1-0) o Wolverhampton de Nuno Espírito Santo e beneficiarem do empate a uma bola no jogo de cartaz desta ronda, que colocou frente a frente o Man. City e o Liverpool. Os reds de Diogo Jota caíram assim para o terceiro lugar, em igualdade pontual com o Tottenham de Mou (que bateu o West Bromwich). Já os citizens de Bernardo Silva, João Cancelo e Rúben Dias surgem na 11.ª posição na tabela, com 12 pontos, embora também com um jogo em atraso.

 

Ronaldo marcou mas não chegou

Na Serie A, Cristiano Ronaldo voltou a estar em destaque pela Juventus, desta vez no encontro com a Lazio (jornada 7). O internacional português marcou aos 15 minutos, vantagem que se manteve até aos 90+5’, momento em que Caicedo impediu o triunfo do clube de Turim. O internacional português marcou pela segunda jornada seguida, depois do bis decisivo na partida com a Spezia, na ronda anterior, que marcou o regresso do capitão da seleção portuguesa aos relvados após ter estado a recuperar da covid-19 nas três semanas anteriores. Com sete jogos realizados, a Juve soma mais empates (4) do que vitórias (3) e fecha o top-5 da tabela da prova transalpina.

Ainda durante o fim de semana, uma referência para o jogo grande da sétima jornada da Bundesliga, que terminou com a vitória (3-2) do Bayern Munique sobre o Borussia Dortmund. O triunfo permitiu ao octocampeão alemão isolar-se na liderança da Liga alemã – posto que até então dividia com a equipa que conta com o internacional luso Raphael Guerreiro (agora 3.ª). Já o Leipzig aproveitou o deslize do Dortmund e subiu ao segundo posto após vencer o Freiburg.

Segue-se agora uma pausa para os compromissos das seleções, com Portugal a defrontar a Andorra na quarta-feira (em particular) antes dos dois jogos decisivos para a Liga das Nações, com a França (dia 14) e Croácia (17).