Com Passos fora, Rui Rio avança para a liderança do PSD

Com Passos fora, Rui Rio avança para a liderança do PSD


Pedro Passos Coelho anuncia que não se vai recandidatar enquanto Rui Rio prepara uma equipa para líderar os sociais democratas


Passos Coelho anunciou hoje que não se vai recandidatar à liderança do PSD. Depois da derrota nas autárquicas, em que o líder afirmou que ia refletir a recandidatura, Passos vem agora confirmar que vai deixar o lugar à disposição.

A decisão foi confirmada pelo próprio, na reunião da Comissão Política. No entanto, já vários apoiantes do partido estavam convencidos da falta de condições do líder social democrata para liderar o PSD, chegando Manuela Ferreira Leite a dizer que “é evidente que também é o presidente do partido que foi a eleições”, ao referir-se aos resultados “demasiado maus” que o PSD obteve na noite de domingo.

Antes mesmo de Passos Coelho anunciar a decisão, Rui Rio já avançava em direção à liderança do PSD. O ex-autarca do Porto já está a montar uma equipa para avançar para o lugar de Passos Coelho. A decisão ainda não foi anunciada por Rui Rio, mas a candidatura está tida como certa.

Rio tem o apoio da ex-líder social-democrata, Manuela Ferreira Leite, mas também de José Eduardo Martins, eleito para a Assembleia Municipal de Lisboa, Nuno Morais Sarmento e Feliciano Barreiras Duarte, ex-chefe de gabinete de Passos Coelho.

Sobre a sua decisão, Passos Coelho vai explicar-se esta noite, num discurso aberto à comunicação social.