{relacionados}
Bragança
Economia e Inovação
Welcome Guides
Bragança tem em funcionamento os Welcome Guides, que pretendem proporcionar um maior conforto ao turista que visita a cidade. Trata-se de guias turísticos de realidade aumentada que, com simples cliques no smartphone ou iPad, permitem que se conheça os pontos de interesse do município. Pode encontrar informações sobre diversos tópicos, entre os quais património, gastronomia, cultura e alojamento. A aplicação está disponível para smartphones iPhone, Android e BlackBerry.
Porto
Sociedade e Qualidade de Vida
Projecto Aconchego
O principal objectivo do Projecto Aconchego é combater a solidão, apoiando os seniores. É um projecto social em que se promove o alojamento de estudantes do ensino superior – durante um ano lectivo – em casa de um sénior residente na cidade do Porto. Ao mesmo tempo que se combate o isolamento dos idosos, ajudam-se os jovens numa das fases mais stressantes da sua vida. A ideia foi premiada no concurso “This is European Social Innovation” com o “Prémio Inovação Social”, atribuído pela Euclid Network.
Sintra
Mobilidade Urbana
App para pagamento de estacionamento
Esta aplicação pode facilitar muito a vida dos condutores. Em Sintra, tal como em Loures ou Évora, é possível pagar o estacionamento na via pública através do telemóvel. E com várias possibilidades: pagamento sem ter uma hora de fim definida ou nas modalidades por valor, por tempo, por hora de fim e em diferentes zonas. O serviço pode ser usado por todos os telemóveis, independentemente de ser um tijolo ou um smartphone, porque funciona através de SMS. Pode também funcionar pelo site ou app para Android e iOS.
Évora
Energia, Ambiente e Edificado
InovCity
Este projecto tem como grande objectivo melhorar a rede de distribuição de energia e reduzir os custos, ao mesmo tempo que se promove a eficiência energética e aumenta a sustentabilidade ambiental. O InovCity dota a rede eléctrica de informação e equipamentos que conseguem automatizar a gestão da energia, melhorando a qualidade do serviço. Fazem parte do projecto 31 mil clientes domésticos em Évora. O projecto foi seleccionado como o caso de estudo único para as redes inteligentes pela Comissão Europeia.
Faro
Governação
Simplificação administrativa em rede
Com o objectivo de beneficiar os cidadãos e as empresas pelo facto de desburocratizar os serviços municipais, a simplificação administrativa em rede aposta em duas frentes de actuação: Loja do Munícipe e Webportal. No âmbito da rede “Algarve Central”, o município de Faro definiu, juntamente com Albufeira, Loulé, Olhão, S. Brás de Alportel e Tavira, uma estratégia para a disponibilização de plataformas comuns dos serviços de atendimento e licenciamento. A rede assenta nas novas tecnologias, com ênfase na facilidade de circulação e acesso às informações.