Rui Patrício cai e coxeia em Belgrado. E agora? Paragem por duas semanas, até ao dérbi. Falha a Taça e a Liga Europa. OSporting que se oriente com Marcelo Boeck.
NélsonSemedo também cai na Sérvia.E agora? Obrigatória uma operação ao joelho direito e a consequente paragem por dois meses. Falha Taça, Liga dos Campeões, dérbi e mais, muito mais.Até para o ano é o que é. O Benfica que se oriente com Sílvio. OuAndré Almeida.
Mangala não cai nem coxeia. O homem já não conta para o totobola, está longe, muito longe do Porto. E esse é o caso. O caso Mangala. A transferência de 54 milhões de euros para o Manchester City está a ser investigada pela FIFA, diz a Bloomberg, a propósito das ligações do fundo de investimento Doyen Sports. E agora? É esperar para ver. Enquanto isso, o mundo anda à roda. O futebol idem idem aspas aspas.
Vive-se a ressaca da última jornada de apuramento para oEuro-2016. Há já 20 equipas qualificadas (seis estreantes entre Islândia, Irlanda do Norte,Albânia, Gales e Eslováquia), faltam quatro via play-off. Como indiscutível vencedor do grupo i, Portugal já está lá, em França. À conta de sete vitórias seguidas depois de uma derrota (Albânia, em Aveiro, num jogo era Paulo Bento sem Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro). Quando a federação contrata FernandoSantos, respira-se outro ar e é um ver-se-te-avias. Insista-se, sete vitórias seguidas. É obra. Para acompanhá-las, a módica quantia de 11 golos. Começa Ronaldo (Real Madrid) em Copenhaga
Segue-se outro de Ronaldo em Faro (Arménia). Depois é Carvalho (Monaco) e Coentrão (Real Madrid) à Sérvia. Em Erevan, hat-trick de Ronaldooooo. Na Albânia, é Miguel Veloso (Dínamo Kiev) o herói. Na dupla jornada final, um de Moutinho (Monaco) à Dinamarca e Nani (Fenerbahçe) mais Moutinho no 2-1 em Belgrado.
Voilà, 11 golos. Todos, sem excepção, de fora de Portugal. Isto é, nem um de clubes portugueses. A sério? Ah pois é. Pela primeira vez, não há uma marca nacional nos golos de Portugal em fases de qualificação para Europeus.
3/27 (euro-2012) No grupo H, Portugal supera a Noruega na diferença de golos (+6) para chegar ao play-off. Aí, a Bósnia nem oferece muuuita resistência (0-0 em Zenica, 6-2 na Luz). Dos 27 golos na qualificação, três de clubes portugueses, através de Postiga (Sporting), em dose dupla, e Moutinho (Porto).
9/24 (euro-2008) O grupoA reúne oito selecções, uma enormidade. A selecção faz 1X2 nas três primeiras jornadas mas depois nunca mais perde e cola-se à líder Polónia para selar a justa qualificação, com um 0-0 vs. Finlândia no Dragão. Entre os 24 golos, oito do rei Ronaldo e nove de portugueses: Benfica (Nuno Gomes-3,Simão-2), Porto (Quaresma, Postiga e Bruno Alves) mais Marítimo (Makukula).
12/32 (euro-2000) Falhado o Mundial-98, Portugal enche-se de brio para oEuro-2000 e arranca decidido. Até hoje. Nove fases finais seguidas. Acabamos em 2.º lugar no grupo 7, atrás da Roménia. Se os estrangeiros Figo, RuiCosta, Pauleta e Sá Pinto garantem o sucesso, há o outro lado de Portugal, via Benfica (oito de João Pinto e três de Paulo Madeira) e Porto (Capucho).
24/29 (euro-96) Trinta anos depois dos Magriços, eis-nos de volta a Inglaterra. É das fases mais tranquilas de sempre, sem sobressaltos de maior. E a última com maioria de clubes portugueses sobre os internacionais. Neste particular, só RuiCosta (quatro golos) e Couto (um) dão um ar da sua graça. De resto, é um forrobodó.Dez do Porto (Domingos-6, Paulinho Santos-2, Secretário e Folha), sete doSporting (Figo-3, PauloAlves-3 e Oceano), três do Benfica (todos de JVP) mais dois do Marítimo (Paulo Alves-2).
9/11 (euro-1992) Campeão em título, a Holanda faz mais dois pontos que nós e adeus Suécia para Portugal. Dos onze golos, só dois não pertencem a Portugal realmente: Futre (Marselha) e Scerri (autogolo). Curiosidade: não há Porto, mas há Boavista (JVP no 1-0 à Grécia). E ainda seis do Benfica (Rui Águas-3, Futre,César Brito e Paneira) e dois do Sporting (Leal e Cadete).
6/6 (euro-88) E pronto, já entrámos na fase negra.Nem primeiro nem segundo lugar do grupo. Somos terceiros, atrás de Itália e Suécia, com negativo de golos (6-8).Desses seis, nem um do Benfica. E só um doSporting (Manuel Fernandes).Como o Porto (Gomes). E os outros?Dois do Chaves (Jorge Plácido naquele 2-2 vs. Malta) e outros dois do Boavista (Coelho e Frederico).
10/11 (euro-84) O lendário apuramento para oEuropeu de França escreve-se com um autogolo de Ikaelainen entre cinco golos do Benfica (Nené-2, Carlos Manuel-2, José Luís), quatro doSporting (Oliveira-2 e Jordão-2) e um do Porto (Gomes).
10/10 (euro-80) Quatro vitórias, como Bélgica (1.º) e Áustria (2.º). O problema é o resto, com mais derrotas (três) que empates (um). Em matéria de golos, há muitos mais do Benfica (7 entre Nené-3,Alberto-2, Alves e Reinaldo) que todos os outros juntos (Gomes e Gomes do FCP mais Artur doSporting).
5/5 (euro-76) O empate em Wembley abre boas perspectivas, o 5-0 em Praga já não. Portugal é penúltimo do grupo 1, só à frente do Chipre.Dos cinco golos, nem um de Sporting e Porto. Só dá Benfica (Nené-2, Moinhos-1) mais Vitória (Rui Rodrigues) e Boavista (JoãoAlves).
8/10 (euro-72) O sonho mantém-se até à última jornada, altura em que a Bélgica se qualifica com um 1-1 na Luz. Há dois autogolos e, espante-se, o Vitória é tão eficaz como Benfica (Jacinto João mais Vítor Baptista-2 igual a Eusébio-2 e Rui Rodrigues). De fora, o leão Peres mais o académico Rui Rodrigues (sim, ele é um bipolar).
6/6 (euro-68) O Mundial dos Magriços dá-nos cartel lá fora. Tudo se esfuma em menos de dois anos. A Suécia mete-nos no devido sítio (2-1 no Jamor) e é de novo a Bulgária que se apura para a fase seguinte. E golos? Seis, e nenhum doSporting. Um do Porto (Custódio Pinto), cinco do Benfica (Eusébio-2, Jaime Graça-2 e José Torres).
4/4 (euro-64) Eliminatórias, que chatice. Somos eliminados pela Bulgária, no jogo de desempate. Ninguém doSporting dá uma contribuição, só Benfica (Eusébio e Coluna) mais Porto (Hernâni-2).
8/8 (euro-60) Passa-se a RDA, cai-se com estrondo vs. Jugoslávia antes de atingir as meias-finais. Não há cá Sporting nem Porto metidos ao barulho. Só Benfica (seis por Coluna-3, Cavém-2,Santana) e Belenenses (dois, ambos do magnífico Matateu).