Ensino básico
A partir deste ano lectivo, com o Inglês obrigatório no 3.º ano, os números serão diferentes, mas por enquanto Portugal é o país da União Europeia onde menos crianças aprendem uma língua estrangeira. A conclusão é do relatório Eurostat, ontem divulgado, que põe o sistema educativo português (1.º e 2.º ciclos) com a pior taxa de ensino de língua estrangeira.
Distante da média da UE
Os dados de 2013 do Eurostat revelam que, com a percentagem mais baixa de alunos do primeiro ciclo a aprender uma língua estrangeira (35,2%), Portugal estava muito distante da média europeia: em 2013, 81,7% dos alunos já aprendiam outra língua. A lista é liderada por Chipre, Luxemburgo e Áustria, onde todos os alunos já aprendiam uma língua estrangeira. Em países como Itália, Croácia, Espanha ou França, a percentagem também já estava acima dos 99%.
Domínio do Inglês
O inglês era a língua mais estudada por alunos do ensino primário na esmagadora maioria dos países europeus, com excepção da Bélgica, onde o holandês é língua oficial, e do Luxemburgo, onde se ensina alemão. O alemão é a segunda língua estrangeira principal, estudada por alunos do primeiro ciclo em oito países, com maior peso na Hungria e na Croácia (ultrapassando os 20%).