Definir a ideia
Nesta fase, o investimento do empreendedor não se contabiliza em euros, mas em tempo despendido na concepção da ideia. No momento de estruturar a ideia de negócio, o empreendedor deve considerar vários pontos: experiência profissional, perfil do consumidor, oportunidade de negócio e a existência ou não de projectos empresariais semelhantes.
Testar a ideia
Só faz sentido criar uma empresa se o mercado necessitar do produto ou do serviço que quer oferecer. Esta é a altura em que vai começar a verificar se a sua ideia tem potencial e é nesta fase que deve começar a procurar informação sobre aquilo de que vai necessitar para concretizar o seu projecto.
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Elaborar o plano de negócios
Vai ter de passar para o papel todas as ideias. É o momento de discutir estratégias e definir prioridades. Esta é uma das etapas fundamentais para o sucesso da empresa.
Conseguir capital
Há várias opções, mas é preciso uma estimativa realista das necessidades de capital para o arranque do negócio. A partir daqui será mais fácil definir onde se deverá dirigir para conseguir esse financiamento.
Iniciar a actividade
Se sobreviveu a todas estas fases, é chegado o momento de iniciar a actividade. Não se esqueça de verificar se todos os pormenores estão operacionais para receber o cliente – das instalações aos recursos humanos e às estruturas de comunicação.