29/06/2022
 
 
Cabul. Parques e jardins passam a ter dias só para homens e dias para mulheres

Cabul. Parques e jardins passam a ter dias só para homens e dias para mulheres

AFP Redação 27/03/2022 14:35

"Os dias de visita para as zonas de recreio e os parques estão divididos entre homens e mulheres, e as mulheres deverão usar o véu", disse o Ministério para a Propagação da Virtude e a Prevenção do Vício, em comunicado.

O Ministério para a Propagação da Virtude e a Prevenção do Vício do governo dos fundamentalistas islâmicos anunciou este domingo que os parques e jardins de Cabul deixam a partir de hoje de poder ser usufruídos por homens e mulheres em simultâneo. Assim, os espaços em causa serão para os homens durante quatro dias da semana e só para mulheres outros três. 

"Os dias de visita para as zonas de recreio e os parques estão divididos entre homens e mulheres, e as mulheres deverão usar o véu", disse o Ministério, em comunicado, que deixa o aviso: quem desobedecer será castigado. 

Note-se que a medida surge após os talibãs terem decidido, na quarta-feira passada, bloquear o regresso à escola das adolescentes, apesar das múltiplas promessas oficiais neste sentido. A decisão foi anunciada horas após a esperada reabertura das escolas, tendo já as salas de aulas alunas à espera. O Ministério da Educação não apresentou uma justificação para a decisão.

Em reação à decisão, um total de quatro associações de defesa dos direitos das mulheres no Afeganistão avisaram hoje que irão promover manifestações caso os governo dos talibã não mude de ideias. 

Ler Mais

Os comentários estão desactivados.


×

Pesquise no i

×
 


Ver capa em alta resolução

iOnline