Enviar missão de paz da NATO pode começar III Guerra Mundial, avisa Bielorrússia

Enviar missão de paz da NATO pode começar III Guerra Mundial, avisa Bielorrússia


Polónia anunciou na semana passada que ia apresentar, durante a cimeira extraordinária da NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte) que se realizou esta quinta-feira, uma proposta para a criação uma missão de paz na Ucrânia.


Alexander Lukashenko, Presidente da Bielorrússia, avisou esta quinta-feira que a proposta da Polónia de enviar um equipa de manutenção da paz da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) para a Ucrânia pode significar o início da III Guerra Mundial.

“Compreendem que isso seria a III Guerra Mundial? Acham que nos iríamos afastar?”, perguntou Lukashenko, citado pela agência de notícias estatal bielorrussa Belta. Assim, para o Presidente bielorrusso, a proposta polaca é “uma ideia insana”, referindo que Varsóvia continua a insistir em enviar cerca de 100 mil soldados para a Ucrânia.“A situação é muito séria e muito tensa. É preciso entender isso”, frisou. 

Recorde-se que a Polónia anunciou na semana passada que ia apresentar, durante a cimeira extraordinária da NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte) que se realizou esta quinta-feira, uma proposta para a criação uma missão de paz na Ucrânia.

Também o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, leu a proposta da Polónia como uma provocação, acusando aquele país de ter ambições territoriais na Ucrânia.