26/10/20
 
 
Kit de “lixívia” vendido para tratar covid-19

Kit de “lixívia” vendido para tratar covid-19

É vendido como um medicamento milagroso, indicado para os mais diversos tipos de doença, da malária à covid-19. Mas não está certificado pelo Infarmed nem tão-pouco pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária. O MMS já foi responsável por 26 casos de intoxicação em Espanha e está proibido nos EUA. Em Portugal continua a ser recomendado pelo seu “poder enorme”.

Chama-se Miracle Mineral Solution (MMS) mas, na realidade, é feito de dióxido de cloro, um composto usado, por exemplo, no tratamento de águas. Está à venda em Portugal e quem o comercializa diz ser indicado para as mais diversas doenças: desde autismo a VIH, passando pela covid-19. O MMS não está certificado como um medicamento pelo Infarmed nem como um biocida pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária. Não é recomendado pelas autoridades de saúde, mas a sua venda também não é proibida, embora possa causar irritações na pele e queimaduras no estômago.

Em Espanha, só entre abril e junho deste ano foram detetados 26 casos de intoxicação por MMS. Em Portugal, o Infarmed desaconselha o seu uso, considerando tratar-se de “uma lixívia”. Porém, precisamente por se tratar de uma lixívia, a autoridade nacional do medicamento diz que este composto não está sob a sua alçada.

Face a este vazio de jurisdição, o MMS continua a ser receitado por escolas que dão formação em medicinas complementares. Uma delas é a Biosymbiosis – Instituto de Medicina Natural, no Porto. Luís Basto, osteopata e formador nesta instituição, acredita que “o dióxido de cloro é um bocado o menino feio da medicina”.

O dióxido de cloro e as suas propriedades “mágicas” A substância promete matar todos os patogénicos do organismo humano e sem causar nenhum problema. 

Leia o artigo completo na edição impressa do jornal i. Agora também pode receber o jornal em casa ou subscrever a nossa assinatura digital.

Ler Mais

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×