3/7/20
 
 
Parlamento. Aprovado levantamento de imunidade de José Silvano

Parlamento. Aprovado levantamento de imunidade de José Silvano

Cristina Rita 26/05/2020 16:44

A comissão de Transparência aprovou esta terça-feira, por unanimidade, o levantamento da imunidade parlamentar ao deputado do PSD José Silvano. A medida aplica-se para que possa ser constituído arguido num processo sobre presenças-fantasma no Hemiciclo. O visado diz, em comunicado, que decisão  "é um ato normal decorrente da lei, tendo em vista a averiguação dos factos em causa".  Mais, acrescenta que quer contribuir "para a tão desejada descoberta da verdade".  

A comissão de Transparência  aprovou esta terça-feira o levantamento de imunidade do deputado José Silvano no âmbito de um processo sobre presenças-fantasma no Parlamento. O pedido foi feito para que seja constituído arguido, apurou o i.

O também secretário-geral do PSD, José Silvano, enfrentou uma polémica na anterior legislatura depois da sua colega de bancada Emília Cerqueira ter registado a sua presença quando o dirigente estava fora do Hemiciclo. O caso colocou o PSD sob pressão, mas também o Parlamento.

O parecer terá ainda de ser votado no Hemiciclo esta quinta-feira. Para já, apurou o i, Silvano não foi notificado mas já emitiu um comunicado onde defende que pretende contribuir "para a tão desejada descoberta da verdade".

No referido comunicado, o deputado considera que terá a  "oportunidade de voltar a esclarecer e comprovar " que não se registou nem pediu  "a ninguém para registar a sua presença" e que não obteve qualquer " benefício económico ou de outra índole".

Assim, o deputado encara este pedido de levantamento da imunidade como "um ato normal decorrente da lei, tendo em vista a averiguação dos factos em causa.

[atualizado com a reação do deputado às 17h01]

Ler Mais

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×