22/10/20
 
 
Coronavírus: Análises a portugueses repatriados da China deram negativo

Coronavírus: Análises a portugueses repatriados da China deram negativo

AFP Jornal i 03/02/2020 11:31

Portugueses repatriados de Wuhan chegaram este domingo por volta das 20h30.

Os resultados das análises feitas aos 20 portugueses, que chegaram de Wuhan, na China, para despistar infeção por coronavírus, deram negativo, anunciou, esta segunda-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Segundo um comunicado da Direção-Geral da Saúde (DGS), o grupo foi avaliado pelos médicos da Equipa da Sanidade Internacional, coordenada pela DGS, logo à chegada à Base Aérea de Figo Maduro. Depois, foram instalados no Hospital Pulido Valente e no Parque da Saúde de Lisboa, onde irão permanecer em isolamento profilático durante 14 dias.

"À chegada a estas instalações, uma equipa do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) procedeu à colheita de amostras biológicas para testes laboratoriais. A DGS informa que os testes laboratoriais realizados pelo INSA foram todos negativos", informa o comunicado da DGS.

Segundo a mesma nota os cidadãos vão continuar a ser acompanhados por dois médicos, "que vão garantir a vigilância ativa duas vezes por dia e estarão sempre disponíveis para contacto".

O grupo de 20 pessoas inclui um funcionário diplomático e dois funcionários consulares a trabalhar na China. A Direção-Geral da Saúde fará um boletim clínico diário sobre o grupo e o Ministério da Saúde realizará uma conferência de imprensa diária para dar conta da evolução da situação.

Os portugueses repatriados de Wuhan chegaram este domingo por volta das 20h30, num C-130 da Força Aérea Portuguesa, ao terminal militar de Figo Maduro, em Lisboa, depois de viajarem até Marselha.

Ler Mais

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×