16/9/19
 
 
Falsos funcionários da Segurança Social andam a bater às portas para cobrar dívidas inexistentes

Falsos funcionários da Segurança Social andam a bater às portas para cobrar dívidas inexistentes

Diana Tinoco Jornal i 24/01/2019 16:36

A recomendação é para que se chame a polícia

O Instituto de Segurança Social emitiu, esta quinta-feira, um alerta sobre casos de fraude e de burla levados a cabo por pessoas que se fazem passar por funcionários da Segurança Social.

Os alvos do esquema são idosos que vivem em zonas isoladas e a recomendação dada é chamar a polícia se alguém bater à porta a pedir dinheiro ou a cobrar valores em dívida, alegando ser funcionário da Segurança Social.

A Segurança Social revela ainda, através de comunicado, que nalguns casos os falsos funcionários anunciam um prémio que estará dependente do número de série de notas guardadas na habitação, levando a que as vítimas acabem por mostrar o dinheiro que têm.

Há ainda registo de situações em que falsos inspetores ou fiscais da Segurança Social “referem que os cidadãos foram multados levando-os a mostrarem o dinheiro que têm nas suas habitações ou até mesmo a fazer levantamentos de Multibanco, para pagamento dos valores em dívida”.

A Segurança Social sublinha que não atribuiu prémios ou gratificações, nem os seus funcionários se deslocam “a casa das pessoas no sentido de solicitar ou cobrar qualquer montante monetário ou outro valor pessoal”.

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×