14/12/19
 
 
Ricardo Costa dirige SIC e Pedro Santos Guerreiro o “Expresso”

Ricardo Costa dirige SIC e Pedro Santos Guerreiro o “Expresso”

Ana Nabais António Ribeiro Ferreira 19/02/2016 15:23

As mudanças no grupo Impresa continuam e Ricardo Costa passa a ser diretor-geral de informação do grupo a partir de 6 de março.

As mudanças no grupo Impresa estão a agitar a comunicação social e acontecem todos os dias. O pontapé de saída foi dado no início do ano com o anúncio da saída de Pedro Norton da liderança do grupo, lugar ocupado por Francisco Pedro Pinto Balsemão, filho de Pinto Balsemão. Ontem foi a vez de Ricardo Costa sair de diretor do “Expresso” para ocupar o lugar de diretor-geral de informação do grupo Impresa, que detém o “Expresso”. A nomeação surge na sequência de Luís Marques deixar o cargo de diretor de operações (COO) da parte editorial do grupo. Ricardo Costa vai iniciar funções a 6 de março. Em comunicado, a Impresa elogia Ricardo Costa: “Pela forma exemplar como gere e motiva equipas, pela sua intransigência na defesa dos valores que regem a atividade noticiosa do grupo – independência editorial, autonomia e transparência – e pela sua visão estratégica, nomeadamente no que respeita à abordagem ao jornalismo digital, esta nomeação é natural e não ofereceu quaisquer dúvidas.”

Entretanto, Ricardo Costa “definirá as equipas e redações pelas quais será responsável, nomeadamente as da área de televisão (SIC e SIC Notícias), “Expresso” e respetivo núcleo (“Exame”, “Exame Informática”, “Blitz” e “Courrier Internacional”) e “Visão” e respetivo núcleo (“Visão História”, “Visão Júnior” e “Jornal de Letras”)”, acrescenta em comunicado. Essa definição foi anunciada ontem: Pedro Santos Guerreiro será o novo diretor do “Expresso”, e Martim Silva o diretor executivo. Na SIC, Ricardo Costa assumirá diretamente a direção de informação e José Gomes Ferreira será o diretor-adjunto. A supervisionar toda a informação do grupo Impresa ficará Ricardo Costa, como diretor-geral de informação. Os seus adjuntos são o antigo diretor de informação da SIC, Alcides Vieira, e o antigo diretor do “Expresso”, Henrique Monteiro.

Ricardo Costa integra o grupo Impresa há 27 anos, tendo desempenhado funções de direção tanto na área da televisão como na área da imprensa.

Ricardo Costa assumiu a direção do “Expresso” em 2010. Em 2014 chegou a colocar à disposição o cargo de diretor do semanário quando António Costa, seu meio-irmão, decidiu avançar para a liderança do PS.

A indicação do novo diretor-geral surge um dia depois de ser conhecido o acordo para rescisão com Luís Marques, que era o responsável pela área editorial do grupo, mas que vai manter a colaboração com a Impresa na área da ficção e entretenimento, e pouco tempo depois de serem conhecidas igualmente outras mudanças no grupo.

Pedro Norton deixou o cargo de presidente executivo, que passará a ser ocupado por Francisco Pedro Pinto Balsemão; Martim Avillez Figueiredo deixou igualmente as responsabilidades para a área comercial. Todas as mudanças serão efetivas a partir do dia 6, data emblemática para o presidente da Impresa, Francisco Pinto Balsemão.

Ricardo Costa tem 47 anos e trabalha no grupo Impresa desde 1989. Já passou pelo “Expresso” e pela SIC, onde foi diretor-adjunto de informação e diretor da SIC Notícias.

Recentemente, a SIC Notícias perdeu uma das suas caras mais conhecidas logo após o anúncio da saída de António José Teixeira da direção de informação do canal de Carnaxide. Ana Lourenço desapareceu dos programas da noite e, semanas mais tarde, foi anunciado o acordo para a sua saída do canal, já com Alcides Vieira aos comandos da SIC Notícias.

Nos seus 43 anos de história, o “Expresso” teve como diretores Francisco Pinto Balsemão, Marcelo Rebelo de Sousa, Augusto de Carvalho, José António Saraiva, Henrique Monteiro e Ricardo Costa. O próximo a tomar posse, a 6 de março, será Pedro Santos Guerreiro, atual diretor executivo do semanário.

antonio.ferreira@ionline.pt

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×