Bodyboard na ilha? Elas mostram como é

Bodyboard na ilha? Elas mostram como é


A segunda edição do Madeira Bodyboard Girls Experience leva à região algumas das melhores atletas do mundo.


Há algo melhor do que viajar para locais belos e apanhar ondas? Hmm, ok, depende dos gostos. Por exemplo, o Madeira Bodyboard Girls Experience (MBBGE) junta as duas vertentes no mesmo evento. Passamos a explicar. O objectivo é levar algumas das melhores bodyboarders do mundo à região, para competirem e visitarem a ilha, e dar às jovens madeirenses a oportunidade de experimentar este desporto.

A segunda edição do MBBGE realiza-se de 6 a 11 de Outubro, e este ano tem o atractivo de contar com uma prova do Europeu de bodyboard feminino (ETB 2015). Alexandra Rinder, que recentemente revalidou o título mundial na Nazaré, é umas das atletas confirmadas. Isabela Sousa, campeã mundial em 2013, também estará na Madeira. A prova realiza-se nos dias 10 e 11, na Praia da Fajã D’Areia.

Mas o evento tem muito mais: workshops para quem quiser aprender ou estrear-se na modalidade, acções de limpeza das praias, visitas guiadas e passeios turísticos à descoberta da ilha ou experiências gastronómicas. A ideia foi posta em prática por Catarina Sousa (tetracampeã europeia e vencedora da etapa do Mundial em Sintra, 2009) e Carina Carvalho (oito vezes campeã da Madeira). “Criámos o MBBGE porque queremos partilhar a nossa ilha com atletas de todo o mundo, entusiasmar mais raparigas a experimentarem esta modalidade e a competirem. Acolher uma prova do Campeonato Europeu é assim um importante reconhecimento do nosso trabalho e atesta o potencial de projecção que o destino Madeira tem no circuito dos desportos de ondas”, explica a bodyboarder madeirense.

O evento pretende ainda valorizar o papel da mulher no contexto desportivo e a iniciação de jovens no bodyboard. O MBBGE promove a modalidade, ao mesmo tempo que tenta colocar a Madeira como destino de excelência para a prática de desportos de ondas. Além das acções de cariz social, a organização pretende promover o trabalho de associações sem fins lucrativos. A organização do MBBGE compromete-se ainda a doar uma percentagem do valor das inscrições nos workshops e aulas de bodyboard a uma associação da ilha, cujo trabalho seja dedicado a apoiar mulheres ou raparigas em situação de vulnerabilidade social.