24/1/21
 
 
Ana Markl 12/09/2015
Ana Markl

opiniao@newsplex.pt

Miopia

A Ana do presente ia na boa mandar umas dicas à Ana do passado sobre namorados e atentados, mas não quer nada com a Ana do futuro, essa grande cabra que tem a vida tão facilitada pelos problemas todos que a Ana do passado já conseguiu resolver.

© Shutterstock

Deparei-me há dias, num artigo, com a expressão “miopia temporal”. Não me bastavam as cinco dioptrias em cada olho, eis que chego agora à conclusão de que sofro também dessa condição. Não sei como me atrevi a dar o título de “Futudologia” a esta coluna, já que bastas vezes não sei nada e ainda por cima vejo mal ao longe – no espaço e pior ainda no tempo. Quer dizer, vejo bem para trás, lá isso ninguém me tira. Visão raio X na nuca, memórias intactas, quanto mais longínquas melhor. Agora, para a frente, nem que o futuro estivesse escarrapachado no meu nariz.

Hoje, por exemplo, quando escrevo esta crónica, é dia 11 de Setembro. Há 14 anos, acordei, estava calor, tinha vestida uma T-shirt com o desenho de um gato, fiquei todo o dia presa à televisão, não tomei banho. Gostava de ir ter com essa Ana de 22 anos e de lhe dizer: “Já agora, por falar em tragédias, esse teu namorado não vai durar para sempre.” Não, na verdade o que lhe queria dizer era: “E espera só até começarem a aparecer portugueses no Facebook com armas na mão a dizer que vão matar muçulmanos.” A Ana de 2001 não sabia o que era o Facebook, mas a Ana de 2015 iria adorar ser críptica como um oráculo.

Acho que a maioria das pessoas sofre de miopia temporal, a dificuldade em se visualizarem a si mesmas no futuro. Algumas arranjam óculos para contornar essa limitação. Não se chamam óculos, chamam-se planos. Fazer planos para o futuro é tentar vê-lo mais de perto, mais nítido e aumentado. O meu caso é agudo, não vai lá com planos. 

A Ana do presente anda a adiar aquele exame chato que permitirá à Ana do futuro deixar de ser hipocondríaca, anda a adiar a carta de condução que permitirá à Ana do futuro atravessar a ponte no seu carro e anda a adiar a crónica desta semana para a Ana do futuro poder ir finalmente para a rambóia. 

A Ana do presente ia na boa mandar umas dicas à Ana do passado sobre namorados e atentados, mas não quer nada com a Ana do futuro, essa grande cabra que tem a vida tão facilitada pelos problemas todos que a Ana do passado já conseguiu resolver.

Guionista, apresentadora e porteira do futuro
Escreve à sexta e ao sábado


Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×