Culpa. O sentimento que não as abandona

Culpa. O sentimento que não as abandona


As relações extraconjugais estão socialmente mais associadas ao sexo masculino. 


Talvez por este factor, “uma mulher que tem uma relação fora do casamento raramente partilha” com alguém o que está a acontecer. A sexóloga Vânia Beliz explica que “os homens se gabam e dizem sempre que têm mais parceiras sexuais do que as mulheres”, mas isto ocorre porque elas não estão preparadas para falar das suas conquistas: “É mal aceite e, por isso, a mulher esconde.” 

{relacionados}

Viver uma relação extraconjugal às escondidas do mundo pode também ocorrer porque as mulheres julgam que “a maior parte dos conhecidos e amigos nem sequer iriam compreender que elas tivessem este tipo de comportamento”. Assim, as mulheres trazem consigo um sentimento de culpa que não acompanha os homens da mesma forma: “Muitas vezes, as mulheres culpabilizam-se e os homens não”, explica a sexóloga.

E pode ser esta a explicação para uma realidade menos conhecida:muitas vezes, as mulheres querem relações pontuais e não pretendem sequer trocar contactos com o “amante”: “Isso só iria aumentar a culpa”, justifica Vânia Beliz.

“As mulheres também não se sentem bem a dizer que não têm orgasmos. Não confidenciam o que fazem porque sabem que a sociedade lhes iria apontar o dedo”, remata.