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Exames Nacionais. Fenprof diz que critérios de correcção foram alterados
Este ano foi possível validar respostas, que não estariam inicialmente previstas como tal

Exames Nacionais. Fenprof diz que critérios de correcção foram alterados

Este ano foi possível validar respostas, que não estariam inicialmente previstas como tal Jornal i 14/07/2015 17:42

A Fenprof diz que as alterações se procederam já durante as correcções. O IAVE nega.

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) disse esta terça-feira que os critérios de correcção dos exames nacionais foram alterados quando os professores correctores já estavam a trabalhar nas avaliações, mas o instituto responsável pelas provas nega a acusação.

Na terça-feira, o Ministério da Educação e Ciência (MEC) divulgou as médias das notas dos exames do secundário e os resultados de duas disciplinas revelaram-se surpreendentes: Matemática A teve uma melhoria de 2,8 valores, passando de média negativa para positiva, e Biologia e Geologia desceu mais de dois valores.

Os resultados médios dos exames levaram o ministro da Educação a solicitar ao Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) que verificasse se foi mantido o "grau de exigência global semelhante" ao dos últimos anos.

Pouco depois, o IAVE explicava que a melhoria dos resultados estava relacionada com o facto de este ano as provas de matemática do 12.º ano conterem matéria do 10.º ano.

A Fenprof veio esta terça-feira, em comunicado, dizer que “as alterações aos critérios de correcção chegaram aos professores correctores, já no período em que desenvolviam a tarefa".

O IAVE garante que "não houve qualquer alteração aos critérios de classificação".

De acordo com o organismo, a novidade deste ano é que foi possível aceitar respostas consideradas corretas ou válidas, que não estariam inicialmente previstas, mas que foram aceites por sugestão de professores correctores já no decorrer do período de correcção.

O IAVE explicou que este ano os critérios de classificação constituíram "transitoriamente um documento de trabalho, permitindo incorporar na versão final todos os contributos que os professores classificadores partilharam com os seus supervisores, e estes com o IAVE, os quais decorreram da análise cuidada das respostas de todos os alunos".

Para o IAVE, "esta nova metodologia visa manter e reforçar a equidade no processo de classificação, uma vez que pretende assegurar que as respostas não previstas, mas igualmente correctas ou válidas, são classificadas mediante os mesmos critérios."

O IAVE acusou ainda a Fenprof de fazer declarações sem "qualquer sentido se não o de desvirtuar o significado das medidas tomadas".

Questionado esta terça-feira sobre o pedido de análise das provas, à margem da cerimónia de assinatura de um protocolo para o ensino de Mandarim nas escolas, Nuno Crato disse aos jornalistas que o MEC está “sempre interessado em que as provas sejam analisadas para que se perceba exactamente o que se passou”.

Sublinhando que o MEC quer que “exista uma semelhança conceptual entre as diversas provas de ano para ano para se perceber em que medida se está a avançar”, Nuno Crato recusou alguma vez ter falado em facilitismo das provas.

“A única coisa que dissemos ao IAVE - que é um instituto autónomo e que tem a responsabilidade de fazer as provas de acordo com os seus critérios e com as equipas de especialistas produzem - é o que dizemos todos os anos: Após a realização das provas é necessário reflectir sobre os seus resultados para tentar melhorar as provas", afirmou.

Nuno Crato acrescentou que é preciso manter "uma semelhança conceptual de ano para ano, de forma a que as variações nas classificações possam dar indicações sólidas sobre o que se está a passar no ensino”.

Lusa

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