De Hong Kong para a capital portuguesa

De Hong Kong para a capital portuguesa


Lisboa acolhe pela quinta vez evento que reúne diversas nacionalidades.


Tisa Ho, a cara por detrás do Festival de Artes de Hong Kong, será a oradora principal na quinta edição da Lisbon Summer School for the Study of Culture. A apresentação, que terá lugar na Gulbenkian dia 27 deste mês, deve-se a uma iniciativa anual que junta cerca de 30 nacionalidades.

O tema “cidadania cultural” é um bom reflexo do projecto – juntar artistas, alunos de doutoramento, académicos e profissionais do sector cultural para discutir a criatividade e gestão da cultura contemporânea. A edição deste ano decorrerá entre 22 e 27 de Junho, e é organizado pelo Consórcio de Lisboa, o programa de Mestrado e Doutoramento em Estudos de Cultura da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa. Foi considerado o terceiro melhor mestrado do mundo na área da Gestão Cultural em 2014, pela Eduniversal.

A oradora não é uma mulher qualquer. O seu currículo é impressionante: gestão e planeamento das artes, colaboração com diversos meios de comunicação, e companhias de música e teatro. Lançou uma Cimeira da Liderança Cultural anual.

E o seu empenho na área dos direitos da mulher valeu-lhe ainda trabalho com organizações não-governamentais e a presença em assembleias das Nações Unidas. Actualmente, é a Vice-Presidente do Festival da Associação de Artes Performativas Asiáticas e Directora Executiva do Festival de Artes de Hong Kong.

O evento terá actividades a decorrer nas instalações da Universidade Católica, Culturgest, Museu da Electricidade e Fundação Calouste Gulbenkian.