A Guarda Nacional Republicana (GNR) revelou esta quinta-feira que já sinalizou este ano 7.192 terrenos para serem limpos no âmbito da Campanha Floresta Segura 2025. O objetivo é a prevenção dos incêndios florestais.
A Campanha Floresta Segura 2025 da GNR arrancou a 1 de fevereiro e prolonga-se até 30 de novembro. De acordo com dados provisórios da GNR fornecidos à agência Lusa, entre 16 de fevereiro e 20 de março, nos 18 distritos de Portugal continental já foram sinalizados 7.192 terrenos.
Leiria é o distrito onde mais terrenos já foram sinalizados, com 1.878. Seguem-se Santarém, com 828, e Coimbra, com 610. Os três distritos onde, até ao momento, foram referenciados menos terrenos são Évora (18), Portalegre (26) e Porto (124).
Na Campanha Floresta Segura 2024, segundo a GNR, foram realizadas 7.237 ações de sensibilização, que chegaram a 115.568 cidadãos. No ano passado, foram efetuadas 10.256 sinalizações e, “no que diz respeito à fiscalização, foram elaborados 2.233 autos de contraordenação por falta de gestão de combustível e 3.028 autos de contraordenação por outras infrações”.
Segundo a agência Lusa, até 30 de novembro, “a Guarda irá promover diversas ações de sensibilização e monitorização, ações de fiscalização, de vigilância e deteção de incêndios rurais (IR), de investigação das causas destes crimes de incêndio e validação das áreas ardidas, com o objetivo de prevenir, detetar, combater e reprimir atividades ilícitas, garantindo a segurança das populações, dos seus bens e a preservação do património florestal”, integradas na campanha anual Floresta Segura.
Esta campanha “reforça ações preventivas e repressivas, promovendo uma maior resiliência ao território face aos incêndios, garantindo a segurança das populações e sustentabilidade do património florestal nacional”.