Banco Santander com lucros de 5,106 mil milhões

Banco Santander com lucros de 5,106 mil milhões


Os resultados da instituição cresceram no dez principias mercados em que opera e caíram na Polónia.


O Banco Santader teve lucros de 5,106 mil milhões de euros entre Janeiro e Setembro deste ano, mais 17,1% do que em igual período de 2014, comunicou hoje a instituição à CMVM – Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

O banco explica esta subida de resultados com o aumento das receitas e o impacto favorável das taxas de câmbio. A valorização da libra e do dólar ultrapassou a influência da depreciação do real que, em conjunto com o aumento da actividade comercial, a subida das receitas e a menor necessidade de provisionamentos, possibilitou alcançar os resultados apresentados.

O lucro da instituição aumentou nos dez principias mercados em que opera, apesar do momento negativo que atravessa a economia, excepto na Polónia, onde baixou 7%. Só no Reino Unido, o banco alcançou resultados de 1,496 mil milhões, mais 28% do que em igual período do ano anterior, e no Brasil chegou aos 1,315 mil milhões, mais 22%. Em Espanha, os resultados líquidos subiram 64%, atingindo os 883 milhões de euros.

O Banco Santander faz notar que os lucros consolidados teriam crescido 36%, para 5,941 milhões de euros, caso a instituição tivesse contabilizado o resultado extraordinario de 835 milhões de euros, resultante da libertação de provisões, devido à resolução do contencioso entre a filial brasileira e a segurança social do país.

O crédito a clientes cresceu 7,6% para um pouco mais de 777 mil milhões, enquanto os depósitos aumentaram 3,5%, para 669,2 mil milhões. A presidente do banco, Ana Botin, lembra que “o acesso ao crédito aumentou 7% ao ano” e “confiaram em nós mais de 400 mil nuevos clientes e mais 700 mil no digital”.