Exposição fotográfica transformada em jornal garante plantação de 500 pinheiros [vídeo]

Exposição fotográfica transformada em jornal garante plantação de 500 pinheiros [vídeo]


O jornal Alerta Costeiro 14/15 do concelho da Figueira da Foz, uma espécie de exposição fotográfica, angariou 176,98 euros, “verba que permite plantar os 500 pinheiros mansos”.


Um fotojornalista da Figueira da Foz "transformou" uma exposição com trabalhos da sua autoria sobre a erosão costeira num jornal com donativos que vão garantir a plantação de 500 pinheiros numa praia a sul da cidade.

Em declarações à agência Lusa, Pedro Cruz disse esta quinta-feira que o jornal Alerta Costeiro 14/15 – distribuído gratuitamente em sete locais do concelho da Figueira da Foz, acompanhado de uma caixa onde os leitores podiam deixar donativos para a missão de reflorestação – resultou na angariação de 176,98 euros, "verba que permite plantar os 500 pinheiros mansos", objectivo da iniciativa.

Pedro Cruz, 27 anos, fotojornalista há quatro, lembrou que o objectivo do projecto era "chegar às pessoas de uma forma séria, responsável e clara e alertar para a questão da erosão costeira na freguesia de São Pedro", uma das mais afectadas pelo avanço do mar e que as árvores irão ser plantadas junto ao novo cordão dunar a sul da povoação da Cova-Gala, recentemente alvo de uma intervenção de reabilitação.

Dois meses depois da publicação do jornal, Pedro Cruz sustenta que "chegou a hora de revelar os donativos de todos aqueles que aceitaram o desafio e mostraram a sua preocupação com o problema", anunciando que a plantação dos pinheiros irá decorrer em Novembro.

A data escolhida – 23 de Novembro, dia da Floresta Autóctone – foi sugerida pelo núcleo regional de Coimbra da associação ambientalista Quercus: "garante maior taxa de sucesso na plantação dos mesmos, ao contrário da data inicialmente prevista, 21 de Março, Dia Mundial da Árvore", explicou.

Está previsto que os 500 pinheiros mansos sejam plantados por crianças das escolas do concelho "a fim de sensibilizar os mais novos para a importância e preservação das dunas", frisou.

A exposição Alerta Costeiro 14/15 chegou a estar agendada, em Janeiro, para a freguesia de São Pedro, Figueira da Foz, de onde o fotojornalista é natural, mas foi cancelada depois de o presidente da junta se ter oposto a uma fotografia que mostrava diversos políticos, entre os quais o ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva, o presidente da câmara local, João Ataíde, e o anterior autarca local que se demitiu na sequência de irregularidades detectadas na sua gestão.

A foto em causa ocupava as páginas centrais da publicação e juntava-se a outras 22, todas a preto e branco, captadas por Pedro Cruz nos invernos de 2014 e 2015.

Na última página, o autor apelava à "missão" de reflorestar a zona afectada, pedindo o "contributo" dos leitores e alertando os mais jovens para a erosão costeira, "um problema actual que, dada a sua natureza, corre o risco de ser o mesmo no futuro".

Lusa