Legislativas. Debates televisivos  começam a 8 de abril

Legislativas. Debates televisivos começam a 8 de abril


A RTP irá realizar o habitual debate entre todos os partidos com representação parlamentar a 6 de maio. Dois dias depois, a 8 de maio, segue-se o confronto entre os representantes de pequenos partidos que estão fora da Assembleia da República


As três televisões em sinal aberto reuniram-se esta terça-feira com os representantes dos partidos e coligações com assento parlamentar e avançaram com a proposta de 28 debates. O modelo adotado é o mesmo das eleições legislativas de 2024. 

As televisões propõem que os debates arranquem a 8 de abril e terminem a 28 de abril, com o frente a frente entre os líderes do PSD e do PS, Luís Montenegro e Pedro Nuno Santos.

A Aliança Democrática propôs que o líder do PSD seja substituído pelo líder do CDS-PP nos debates contra o Bloco de Esquerda, Livre e PAN. As negociações ainda estão a curso. 

Os debates arrancam dia 8 e terminam 20 dias depois, com interrupção de três dias no período da Páscoa e no 25 de Abril.

O modelo proposto por RTP, SIC e TVI prevê 28 debates, 12 dos quais em sinal aberto generalista, 15 nos canais de informação e um debate transmitido em simultâneo por todos os canais. Este último será o debate entre PS e AD.

Para além destes confrontos, a RTP irá realizar o habitual debate entre todos os partidos com representação parlamentar a 6 de maio. Dois dias depois, a 8 de maio, segue-se o confronto entre os representantes de pequenos partidos que estão fora da Assembleia da República.

Todos os debates terão entre 25 e 30 minutos, com exceção daquele que opõe os líderes dos dois maiores partidos, cuja duração prevista é de 75 minutos.