Madeira. Duas pessoas sinalizadas em janeiro com dengue

Madeira. Duas pessoas sinalizadas em janeiro com dengue


Até agora não há suspeitos de outros casos.


A Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil anunciou, esta terça-feira, terem sido sinalizadas duas pessoas, residentes na Madeira, com dengue no início de janeiro.  

Numa nota, pode ler-se que os dois casos autóctones de dengue foram confirmados laboratorialmente pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), e dizem respeito a duas residentes na zona onde se localiza a armadilha que capturou mosquitos infetados na terceira semana de janeiro, no Funchal, não havendo até agora outros suspeitos.  

“A investigação epidemiológica, da responsabilidade da ASR (Autoridade de Saúde Regional), confirma que estes casos tiveram sintomatologia compatível com dengue no início de janeiro, encontrando-se fora do período de infecciosidade, pelo que já não constituem risco para o surgimento de novos mosquitos infetados”, pode ler-se.  

“À data, não se identificou a presença de vírus dengue nos mosquitos capturados a partir do dia 27 de janeiro de 2025, conforme resultados analíticos do INSA”, diz ainda a nota.  

Recorde-se que, no dia 8 de fevereiro, a Secretaria da Saúde e Proteção Civil anunciou que o vírus da dengue tinha sido detetado em mosquitos Aedes Aegypti numa armadilha de monitorização, localizada no Funchal.