Frota de autocarros elétricos vai aumentar com reforço de investimento através de PPR

Frota de autocarros elétricos vai aumentar com reforço de investimento através de PPR


Investimento total é agora de 227 milhões de euros, o que permitirá a compra de mais 390 autocarros, atingindo um total de 861 veículos até 2026. 


O Governo, através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), reforçou em 137 milhões de euros o investimento para aumentar a frota de autocarros de emissões nulas.

O apoio à compra de veículos limpos para o transporte coletivo de passageiros conta agora com um investimento total de 227 milhões de euros, o que permitirá a compra de mais 390 autocarros, atingindo um total de 861 veículos até 2026. 

A informação foi avançada pelo Governo, através de uma nota do Ministério das Infraestruturas e da Habitação.

Além do aumento da frota de autocarros de emissões nulas, o reforço no investimento vai ainda permitir expandir a rede de infraestruturas de carregamento e abastecimento em todo o país.

“Este reforço tem como objetivo garantir maior eficiência na implementação dos investimentos e cumprir as metas de descarbonização dos transportes públicos, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis e melhorando a qualidade do ar nas cidades”, lê-se no comunicado.

A expansão desta medida não abrange apenas as Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto, cobrindo todo o território continental, “incluindo áreas de baixa densidade populacional e baixa procura de transportes, e beneficiando diretamente municípios, Comunidades Intermunicipais (CIM) e empresas de transporte coletivo”.

O ministro das Infraestruturas e Habitação realça a importância de garantir o acesso à mobilidade como um direito de todos. “Trata-se de garantir o acesso à mobilidade como um direito, explorando as modalidades de acesso mais adequadas a cada geografia, designadamente nos territórios de baixa procura, onde não pode ficar ninguém para trás, promovendo coesão social e territorial através de uma rede de transporte público que responde, ao mesmo tempo, aos desafios da sustentabilidade”, considera Miguel Pinto Luz, citado no comunicado.

Para a ministra do Ambiente e Energia, “a reprogramação do PRR foi uma decisão estratégica do Governo para garantir que os fundos europeus sejam aplicados de forma eficiente e com impacto real na vida dos cidadãos. Graças a este reforço, conseguimos viabilizar um investimento histórico na mobilidade sustentável, permitindo que mais de 860 autocarros elétricos entrem em circulação em todo o País”.

“Estamos a cumprir os nossos compromissos com a transição energética e a reduzir a nossa dependência de combustíveis fósseis, ao mesmo tempo que promovemos cidades mais limpas e eficientes”, conclui Maria da Graça Carvalho.

Municípios Beneficiários:

Aguiar da Beira, Albufeira, Alcochete, Alenquer, Ansião, Benavente, Belmonte, Braga, Bragança, Cabeceiras de Basto, Castelo Branco, Celorico da Beira, Chamusca, Cinfães, Coimbra, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Leiria, Lisboa, Macedo de Cavaleiros, Mangualde, Mêda, Moimenta da Beira, Monção, Monchique, Montijo, Nossa Senhora da Graça, Oliveira de Frades, Oliveira do Hospital, Ourém, Penacova, Peniche, Peso da Régua, Pinhel, Pombal, Porto, Reguengos de Monsaraz, Seia, Sernancelhe, Sertã, Sousel, Tabuaço, Tábua, Trofa, Viana do Alentejo, Viana do Castelo, Vila Real.

Comunidades Intermunicipais (CIM) beneficiárias:

Alentejo Central, Algarve, Alto Alentejo, Alto Minho, Área Metropolitana do Porto, Ave, Beira Baixa, Beiras e Serra da Estrela, Cávado, Douro, Grande Lisboa, Lezíria do Tejo, Médio Tejo, Oeste, Península de Setúbal, Região de Aveiro, Região de Coimbra, Região de Leiria, Tâmega e Sousa, Terras de Trás-os-Montes, Viseu Dão Lafões.