A ministra da Saúde negou, esta terça-feira, que o plano de inverno no Serviço Nacional de saúde esteja a falhar.
sublinhando que os seus níveis de contingência são muito claros e têm sido respeitados, além das medidas que estão a ser tomadas.
Ana Paula Martins, em resposta aos jornalistas à margem de um encontro que está a ter com associações de doentes da área de oncologia em Lisboa, sublinhou que os seus níveis de contingência são muito claros e têm sido respeitados, além das medidas que estão a ser tomadas.
“Não posso reconhecer de maneira nenhuma que o plano de inverno esteja a falhar. Desde logo porque o plano de inverno, que foi feito por todas as nossas unidades de saúde familiar, apresenta níveis de contingência muito claros e eles têm sido respeitados”, afirmou.
“Uma parte da pressão que acontece nos hospitais nesta altura também tem que ver com o facto de termos (…) mais de um milhar [de doentes] nos hospitais e que não deviam lá estar”, acrescentou.
A ministra disse ainda que acredita na melhoria da situação ainda este inverno, graças os esforços que têm sido feitos com os ministérios do Trabalho e da Segurança Social e das Finanças, bem como às verbas do Plano de Recuperação e Resiliência e aos novos acordos que estão a ser celebrados.