O Montepio Associação Mutualista registou lucros de 210 milhões de euros em 2024. O valor representa uma subida de 87,5% face ao resultado obtido no ano anterior.
Em comunicado divulgado esta segunda-feira, a entidade salienta que o resultado foi suportado pelo “aumento expressivo da atividade associativa, alicerçada no acréscimo de 5.382 associados no ano de 2024, para 610.181”.
A nota, que dá conta da aprovação do Relatório e Contas de 2024 pela Assembleia de Representantes do Montepio Geral – Associação Mutualista (MGAM) revela ainda que “a margem associativa fixou-se em 154,9 milhões de euros, beneficiando do aumento das receitas associativas em 7,2%, para os 931,7 milhões de euros”.
O comunicado acrescenta terem contribuído para esta evolução as empresas do Grupo Montepio que, “ao apresentarem resultados positivos significativos pelo quarto ano consecutivo, voltaram a incrementar o seu valor de mercado e a distribuir dividendos, contribuindo, dessa forma, para o acréscimo dos resultados do MGAM”.
Com este desempenho, a mutualista indica que foi possível um reforço dos capitais próprios, que se fixaram em 703 milhões de euros, acima dos 488,3 milhões de euros verificados em 2023, bem como uma melhoria dos indicadores de liquidez e de cobertura de responsabilidades.
“A associação continua a evoluir no caminho certo, estando a trabalhar para desenvolver uma proposta de valor mais alargada e reforçando o alinhamento estratégico entre as empresas do grupo”, comentou o presidente do Montepio Geral – Associação Mutualista, Virgílio Boavista Lima, sobre os resultados.