Costa garante que Ucrânia fará parte da UE

Costa garante que Ucrânia fará parte da UE


Zelensky esteve no primeiro Conselho Europeu de Costa, pediu ajuda para acabar com a guerra e atirou: ‘Putin não é adequado. É muito perigoso para todos’


«É para mim uma grande honra estar ao lado do Presidente Zelensky nesta que é a primeira vez que presido ao Conselho Europeu». Foi desta forma que António Costa inaugurou o seu primeiro Conselho Europeu – onde esteve presente o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky – deixando uma garantia: «No que diz respeito à Ucrânia, temos de ser muito claros: vocês podem contar com o nosso apoio total e incondicional, custe o que custar, e durante o tempo que for necessário, agora na guerra e no futuro na paz, e queremos dar-vos as boas-vindas aqui, um dia, como membros da UE».
E o presidente ucraniano deixou um pedido: «Temos de contar novamente com a unidade entre os Estados Unidos [da América] e a Europa».
No final do dia, falou também o primeiro-ministro português. Luís Montenegro defendeu que qualquer solução para acabar com a guerra na Ucrânia tem de ser construída com o país, defendendo que «nenhum outro entendimento é plausível».