Educação financeira para um futuro mais consciente e sustentável


Num mundo em constante mudança e em que o dinheiro e a tecnologia andam cada vez mais de mãos dadas, a literacia financeira digital capacita os consumidores para gerirem as suas finanças pessoais com responsabilidade e visão de futuro. Saiba como o Banco Credibom está a acompanhar esta transformação e a promover decisões mais informadas.


Educação financeira para um futuro mais consciente e sustentável

Em tempos de rápidas transformações digitais e de novas exigências em matéria de sustentabilidade, a literacia financeira tornou-se indispensável para a tomada de decisões mais conscientes e seguras. Já não basta entender como multiplicar o rendimento, é essencial saber navegar num mercado onde a ética, a segurança e os benefícios ambientais e sociais têm peso nas escolhas.

A acompanhar esta mudança está o Banco Credibom, que coloca a educação financeira no centro das suas operações e relações com os clientes. Com 80% do negócio dedicado ao financiamento automóvel, o Credibom inova ao lançar plataformas como a piscapisca.pt, um ponto de referência no mercado automóvel, e o Pisca Green, dedicado a veículos elétricos e híbridos. Esta última iniciativa oferece informações úteis sobre financiamento, manutenção e seguros, bem como parcerias com empresas como a Galp para soluções de carregamento, tornando a mobilidade sustentável mais acessível e descomplicada. “A ambição do piscapisca.pt é fornecer informações abrangentes para facilitar as melhores decisões de mobilidade, desde opções de financiamento até diferentes modelos de propriedade e serviços relacionados”, destaca Isabel Guimarães, head of Sustentabilidade do Banco Credibom. O Banco  também promove sessões presenciais de educação financeira, incluindo os filhos dos colaboradores, procurando uma abordagem mais acessível e informal para se ligar aos clientes, especialmente os mais jovens.

Numa altura em que o setor financeiro passa por uma fase de digitalização acelerada e complexa, com os clientes a terem maior autonomia na tomada de decisões e ao mesmo tempo a ser-lhes exigida uma maior maturidade e conhecimento para fazê-lo de forma consciente e segura, este contacto presencial revela-se essencial e está “totalmente relacionado com a importância da humanização dos serviços. Ainda que as plataformas digitais agilizem o acesso à informação, o contacto humano ainda é vital para um aconselhamento financeiro personalizado”, acrescenta a responsável, até porque ainda não há nenhum serviço exclusivamente informático, apesar de o Credibom estar comprometido com a inovação contínua, como demonstra a introdução da assinatura digital, uma funcionalidade que facilita os processos.

Este equilíbrio entre tecnologia e contacto humano reforça a importância crescente da literacia financeira digital, que também é uma prioridade para o Banco de Portugal. Em linha com o relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) de 2023, que destacou a necessidade de fortalecer competências financeiras digitais, o banco central português tem desenvolvido programas de formação e novas ferramentas para reduzir o risco de burlas e fraudes, garantindo uma utilização mais segura dos produtos financeiros.

Internamente, e por seu lado, o Banco Credibom promove intensamente a sensibilização dos seus colaboradores para as melhores práticas de cibersegurança. Esta abordagem proativa visa prevenir fraudes que possam comprometer a segurança e a confiança dos clientes, reforçando o compromisso da instituição com a proteção de dados e a integridade financeira de todos os seus utilizadores.

Uma ajuda para enfrentar imprevistos Na tomada de decisão existe frequentemente uma componente emocional que a educação financeira ajuda a compreender e a gerir de forma mais consciente, permitindo atuar por antecipação sempre que necessário “Educar os clientes sobre seguros adequados e oferecer suporte preventivo em caso de dificuldades financeiras são parte integrante dessa abordagem — por vezes, a simples alteração da data da prestação, consegue evitar problemas e despesas maiores”, garante Isabel Guimarães.

Com o cliente no centro da atividade, o Credibom, faz um acompanhamento dos processos através de avaliação de risco e aconselhamento com o objetivo de consolidar e fortalecer a saúde financeira dos consumidores, ciente de que só uma educação eficaz poderá promover o uso adequado de produtos financeiros e, ao mesmo tempo, fomentar a inclusão e a confiança dos consumidores.

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Educação financeira para um futuro mais consciente e sustentável


Num mundo em constante mudança e em que o dinheiro e a tecnologia andam cada vez mais de mãos dadas, a literacia financeira digital capacita os consumidores para gerirem as suas finanças pessoais com responsabilidade e visão de futuro. Saiba como o Banco Credibom está a acompanhar esta transformação e a promover decisões mais informadas.


Educação financeira para um futuro mais consciente e sustentável

Em tempos de rápidas transformações digitais e de novas exigências em matéria de sustentabilidade, a literacia financeira tornou-se indispensável para a tomada de decisões mais conscientes e seguras. Já não basta entender como multiplicar o rendimento, é essencial saber navegar num mercado onde a ética, a segurança e os benefícios ambientais e sociais têm peso nas escolhas.

A acompanhar esta mudança está o Banco Credibom, que coloca a educação financeira no centro das suas operações e relações com os clientes. Com 80% do negócio dedicado ao financiamento automóvel, o Credibom inova ao lançar plataformas como a piscapisca.pt, um ponto de referência no mercado automóvel, e o Pisca Green, dedicado a veículos elétricos e híbridos. Esta última iniciativa oferece informações úteis sobre financiamento, manutenção e seguros, bem como parcerias com empresas como a Galp para soluções de carregamento, tornando a mobilidade sustentável mais acessível e descomplicada. “A ambição do piscapisca.pt é fornecer informações abrangentes para facilitar as melhores decisões de mobilidade, desde opções de financiamento até diferentes modelos de propriedade e serviços relacionados”, destaca Isabel Guimarães, head of Sustentabilidade do Banco Credibom. O Banco  também promove sessões presenciais de educação financeira, incluindo os filhos dos colaboradores, procurando uma abordagem mais acessível e informal para se ligar aos clientes, especialmente os mais jovens.

Numa altura em que o setor financeiro passa por uma fase de digitalização acelerada e complexa, com os clientes a terem maior autonomia na tomada de decisões e ao mesmo tempo a ser-lhes exigida uma maior maturidade e conhecimento para fazê-lo de forma consciente e segura, este contacto presencial revela-se essencial e está “totalmente relacionado com a importância da humanização dos serviços. Ainda que as plataformas digitais agilizem o acesso à informação, o contacto humano ainda é vital para um aconselhamento financeiro personalizado”, acrescenta a responsável, até porque ainda não há nenhum serviço exclusivamente informático, apesar de o Credibom estar comprometido com a inovação contínua, como demonstra a introdução da assinatura digital, uma funcionalidade que facilita os processos.

Este equilíbrio entre tecnologia e contacto humano reforça a importância crescente da literacia financeira digital, que também é uma prioridade para o Banco de Portugal. Em linha com o relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) de 2023, que destacou a necessidade de fortalecer competências financeiras digitais, o banco central português tem desenvolvido programas de formação e novas ferramentas para reduzir o risco de burlas e fraudes, garantindo uma utilização mais segura dos produtos financeiros.

Internamente, e por seu lado, o Banco Credibom promove intensamente a sensibilização dos seus colaboradores para as melhores práticas de cibersegurança. Esta abordagem proativa visa prevenir fraudes que possam comprometer a segurança e a confiança dos clientes, reforçando o compromisso da instituição com a proteção de dados e a integridade financeira de todos os seus utilizadores.

Uma ajuda para enfrentar imprevistos Na tomada de decisão existe frequentemente uma componente emocional que a educação financeira ajuda a compreender e a gerir de forma mais consciente, permitindo atuar por antecipação sempre que necessário “Educar os clientes sobre seguros adequados e oferecer suporte preventivo em caso de dificuldades financeiras são parte integrante dessa abordagem — por vezes, a simples alteração da data da prestação, consegue evitar problemas e despesas maiores”, garante Isabel Guimarães.

Com o cliente no centro da atividade, o Credibom, faz um acompanhamento dos processos através de avaliação de risco e aconselhamento com o objetivo de consolidar e fortalecer a saúde financeira dos consumidores, ciente de que só uma educação eficaz poderá promover o uso adequado de produtos financeiros e, ao mesmo tempo, fomentar a inclusão e a confiança dos consumidores.

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