1.600 litros de azeite apreendidos pela ASAE por suspeita de adulteração com óleos

1.600 litros de azeite apreendidos pela ASAE por suspeita de adulteração com óleos


Autoridade de Segurança Alimentar e Económia procedeu ainda à suspensão da atividade de um estabelecimento ilegal de manipulação e armazenagem, em Santa Mariaa da Feira.


A Autoridade de Segurança Alimentar e Económia (ASAE) informou, esta sexta-feira, que apreendeu 1.600 litros de azeite e suspendeu a atividade de um estabelecimento ilegal de manipulação e armazenagem, no concelho de Santa Maria da Feira, distrito de Aveiro.

Em comunicado, a ASAE explica que esta inspeção, direcionada a um estabelecimento ilegal de manipulação e armazenagem de óleo, está inserida na sua missão na proteção de produtos nacionais e de combate às práticas fraudulentas, “face às fortes suspeitas de que no local se procedesse ao embalamento ilegal de azeite, com eventual adulteração por mistura com outros óleos vegetais”.

“Como resultado da ação, e face aos indícios de práticas fraudulentas, foi determinada a suspensão de atividade do estabelecimento, instaurado um processo-crime por suspeita de fraude sobre mercadorias e apreendidos 1.600 litros de azeite e óleos vegetais, 7.440 rótulos, uma arma branca, embalagens e um carimbo datador”, acrescenta a entidade na nota.

A ASAE, que procedeu  ainda à colheita de amostras dos azeites e óleos embalados apreendidos, estima que o valor da apreensão ascende a 4.800.

“A ASAE continuará a desenvolver ações de fiscalização, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional, em prol de uma sã e leal concorrência entre operadores económicos, na salvaguarda da segurança alimentar e saúde pública dos consumidores”, assegura a entidade.