O tenista sérvio Novak Djokovic, segundo jogador mundial, bateu, esta segunda-feira, o espanhol Rafael Nadal, atual 161º no ranking, na segunda ronda do torneio de singualres masculinos dos Jogos Olímpicos Paris 2024.
A partida entre os dois rivais aconteceu no court central Roland Garros, onde Nadal já saiu vitorioso por 14 vezes, no torneio francês do Grand Slam, o ‘rei’ da terra batida, campeão olímpico em 2016, caiu por 6-1 e 6-4, num embate que o sérvio dominou, em uma hora e 42 minutos.
Djokovic, que esteve a liderar por 6-1 e 4-0, somou assim o seu 31º triunfo em 60 embates com Rafael Nadal, que venceu 29, três dos quais nas três finais em que defrontou o sérvio em Roland Garros (2012, 2014 e 2020).
O tenista sérvio ganhou os primeiros cinco encontros do ‘set’ inicial, que concluiu por 6-1, depois do triunfo do espanhol no sexto jogo, que evitou a derrota por 6-0.
Já no segundo parcial, que se previa que levasse a um desfecho identico, com Djokovic a conseguir ‘quebrar’ os dois primeiros jogos de serviço de Nadal e a chegar rapidamente a 4-0.
Apesar da forte investida do Sérvio, Nadal consegiu reagir e vencer quatro jogos consecutivos, incluindo os dois primeiros ‘breaks’ no serviço do sérvio, o segundo, para igualar a quatro, depois de um ponto espetacular, que fez ‘levantar’ o court Philippe-Chatrier.
Já no nono jogo, com a possibilidade de passar para a liderança do segundo set, o espanhol salvou ‘break points’, mas cedeu ao quarto, permitindo ao sérvio retomar a liderança (5-4) e depois fechar o encontro com o seu serviço (6-4).
Djokovic, que procura alcançar o primeiro título olímpico em singulares, vai enfrentar na próxima ronda, os oitavos de final, o vencedor do embate entre o italiano Matteo Arnaldi, 45.º ATP, e o alemão Dominik Koepfer, 70.º.
Rafael Nadal, apesar de estar fora do torneio de singulares, continua a participar nos Jogos Olímpicos com a competição de pares, na qual faz dupla com Carlos Alcaraz.