Governo lança marca ‘gov.pt’ que centraliza todos os canais de atendimento dos serviços públicos

Governo lança marca ‘gov.pt’ que centraliza todos os canais de atendimento dos serviços públicos


Com este novo portal, que estará disponível em setembro, o Executivo pretende “facilitar a relação do cidadão e das empresas com o Estado”.


O Governo anuncia o lançamento da marca ‘gov.pt’, que vai uniformizar os canais de atendimento dos serviços públicos, para “facilitar a relação do cidadão e das empresas com o Estado”.

A ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, citada pela Lusa, explica que: “Temos uma proliferação de ‘websites’, temos mais de 300 sinalizados e o cidadão muitas vezes não sabe onde é que se deve dirigir, ou tem de se dirigir a vários ‘websites’ para conseguir tratar, às vezes, até de um mesmo problema”.

A governante refere que com “a criação do portal único dos serviços digitais com a marca gov.pt” o Governo pretende que o cidadão se diriga a este site e lá consiga “tratar um conjunto de serviços que são disponibilizados pela Administração Pública”.

Este sistema assenta numa “visão omnicanal”, ou seja, a “possibilidade do cidadão sobre um determinado processo (…), integrando todos os canais de atendimento, começar eventualmente no telefone e de conseguir finalizar, por exemplo, no portal único de serviços digitais”, explica a ministra.

Margarida Bolseiro conta que o portal vai contar com um “histórico das interações, nomeadamente as interações que aquele cidadão teve a propósito do IMT ou do IMI, que teve na repartição das Finanças X com o telefonema que fez” para o número único “para onde os cidadãos devem ligar e que concluiu, por exemplo, com o pagamento do valor através de uma interação que teve com o ‘site’”.

O portal único de serviços digitais, ‘gov.pt’ será lançado em setembro, sendo que no próximo ano está previsto o lançamento de uma ‘app’ [aplicação], que segue a mesma “filosofia”, que “o Estado concentre nesta aplicação os vários serviços que disponibiliza aos cidadãos”.

Na ótica da governante “devemos privilegiar o digital” algo que só é possível se o Estado for capaz de “informar e capacitar as pessoas” algo que Margarida Bolseiro entende que não tem sido feito.

“Não temos ido bem sucedidos neste exercício e temos de melhorar a forma como informamos as pessoas, porque muitas vezes vão para o presencial porque não sabem que podem tratar numa Loja de Cidadão, por exemplo”, indica.

A ministra anuncia que a marca será anunciada no NOS Alive, onde o Governo terá “um ‘stand’ já coma marca”, mas reforça que o site apenas será lançado em setembro, “tratando-se de um projeto com várias etapas”.

A governante indicou ainda que se irá realizar, já este mês, ” primeiro Conselho de Ministros para a Transição Digital e Modernização, que é também uma mudança, porque nós temos os Conselhos de Ministros que se reúnem todas as semanas, mas tendo em conta a centralidade deste tema (…) existirão trimestralmente Conselhos de Ministros destinados” a esta matéria.

“Isto porquê? Porque isto não está num único ministério. Isto está em vários ministérios. Isso significa que neste Conselho de Ministros que é presidido pelo primeiro-ministro, são feitos pontos de situação e apresentação de novas iniciativas para que este esforço não seja só do ministério da Modernização”, mas de todos os ministérios e de toda a Administração Pública, precisou.