IGAS abre processo sobre morte de idosa no hospital de Penafiel

IGAS abre processo sobre morte de idosa no hospital de Penafiel


Idosa terá morrido enquanto aguardava numa maca por observação.


A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) instaurou um processo para apurar as circunstâncias em que ocorreu a morte de uma idosa, na urgência do Hospital Padre Américo, em Penafiel, na terça-feira.

"Foi instaurado um processo de esclarecimentos às circunstâncias em que ocorreu a morte de uma idosa na noite do passado dia 02 de janeiro [terça-feira] no serviço de urgência do Hospital Padre Américo, integrado na Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa [ULSTS]", lê-se numa resposta enviada à agência Lusa.

Recorde-se que o Porto Canal noticiou a morte de uma idosa naquele hospital, enquanto aguardava numa maca por observação.

"Tratava-se de uma doente em fim de vida e sem critérios clínicos para qualquer manobra invasiva de reanimação", referiu o hospital em comunicado após a notícia.

Na mesma nota, o hospital especificou que a doente deu entrada no serviço de urgência médico-cirúrgica às 19h16, tendo sido submetida a triagem de Manchester às 19h19 e o óbito registado às 20h06, "após avaliação clínica".