Associação de ucranianos prepara manifestação durante visita de Lula da Silva

Associação de ucranianos prepara manifestação durante visita de Lula da Silva


Lula da Silva visita Portugal no 25 de Abril


A Associação de Ucranianos em Portugal está a preparar uma carta para entregar a Lula da Silva durante a sua visita a Portugal e admite a realização de uma manifestação para mostrar indignação. 

A informação foi avançada pelo Pavlo Sadokha, responsável da organização, em declarações à agência Lusa:

"A comunidade ucraniana está a preparar uma carta que vai entregar, quando [o Presidente] Lula [da Silva] visitar Portugal no 25 de abril e também estamos a pensar em fazer uma manifestação, cujo local ainda não determinámos, para demonstrarmos a nossa posição. Não concordámos com o que Lula disse". 

O mesmo disse esperar "que o Presidente Marcelo [Rebelo de Sousa] e o primeiro-ministro, António Costa, tentem mudar esta posição do Presidente Lula".

Recorde-se que no sábado o Presidente brasileiro disse que os Estados Unidos deviam para de "encorajar a guerra" na Ucrânia e que a União Europeia devia "começar a falar de paz".

"Os Estados Unidos devem parar de encorajar a guerra e começar a falar de paz, a União Europeia deve começar a falar de paz", referiu, no final de uma visita à China. 

Para Sadokha, este discurso mostra apoio aos regimes totalitários como a Rússia e a República Popular da China.

"Ontem [domingo] assistimos a várias declarações de vários partidos [portugueses] e não percebemos esta posição do PS. Eles concordam com as declarações de Lula", disse, lembrando que, "até agora", os partidos políticos portugueses ajudaram a Ucrânia.