CP. Contratos de mais de 165 milhões deram entrada em março

CP. Contratos de mais de 165 milhões deram entrada em março


Só este mês deram entrada no Portal Base sete contratos levados a cabo pela CP. Nem todos dizem respeito a este ano. Valor mais baixo é de quase 382 mil euros.


Só este mês deram entrada no Portal Base sete contratos levados a cabo pela CP – Comboios de Portugal  que, no total, perfazem mais de 165 milhões de euros.

A fazer disparar as contas está um contrato de cerca de 158 milhões de euros  – valor ao qual acresce o IVA – que apesar de só ter sido publicado este mês, data de 21 de outubro de 2021 e diz respeito ao fornecimento de material circulante para a CP, que inclui 12 (doze) unidades automotoras bimodo e 10 unidades automotoras elétricas e respetivas peças de parque mas também a prestação de serviços de manutenção, preventiva e corretiva, por um período mínimo de três anos, acompanhada da prestação de serviços de formação. 

Através do regime Código dos Contratos Públicos, o contrato foi assinado com a empresa Stadler Service Nederland B.V. e conta com um prazo de execução de 2 922 dias. É preciso ter em conta que o valor não é todo pago de uma vez, sendo pago por partes por cada ano de contrato.

No que diz respeito a valores, segue-se um contrato para aquisição de seguro de acidentes de trabalho para o período de janeiro de 2022 a dezembro de 2023 que foi entregue à Generali Seguros por um valor de 3,98 milhões de euros. O contrato data de janeiro de 2022, apesar de apenas este mês ter dado entrada no Portal Base.

A CP adquiriu ainda componentes de freio, ar condicionado e diverso material circulante e para portas à empresa Knorr Bremse España S.A. – única empresa concorrente num concurso público – num valor de 799 mil euros. O prazo de execução é de 550 dias.

Para prestação de serviços de vigilância humana às instalações a CP pagou quase 798 mil euros mais IVA, um contrato que tem a data do início de 2022 e que durou um ano, segundo o contrato. Através de concurso público onde participaram nove empresas, a escolhida foi a VIGIEXPERT – Prevenção e Vigilância Privada, Lda.

Os restantes contratos, todos acima dos 380 mil euros, dizem respeito a fornecimento de motores de tração para frota, prestação de serviços de seguro multirriscos para imóveis concessionados à ou alugados à CP e serviços de contact center.