Os dois portugueses de 30 anos, que hoje atuaram no Montagu Course, necessitam de jogar bem melhor nos próximos dois dias para poderem apurar-se para a última volta deste torneio de 347.400 euros em prémios monetários. Amanhã irão jogar no Outeniqua Course e no Sábado testarão o mais difícil The Links Course.
Ferreira, nascido e residente no Zimbabué, fez 5 birdies mas não conseguiu melhor do que uma volta de 73 pancadas, 1 acima do Par, para ficar no grupo dos 120.º classificados entre 162 participantes.
Figueiredo, profissional da Quinta do Peru Golf & Country Club, em Azeitão, somou 4 birdies e concluiu a primeira volta no grupo dos 131.º classificados, com 74 (+2).
O cut provisório está fixado em 2 pancadas abaixo do Par.
O Dimension Data Pro-Am realiza-se no Fancourt Golf Estate desde 2010, depois de ter nascido em 1996 em Sun City.
Integra o Sunshine Tour, a primeira divisão sul-africana, mas em 1996 e 1997 ainda fez parte do European Tour. Agora, desde 2020, é uma das sete etapas sul-africanas do Challenge Tour.
Trata-se do Pro-Am mais famoso da África do Sul, no qual cada profissional joga durante três voltas com o mesmo amador, sempre em campos diferentes, havendo uma classificação por equipas e outra individual. A última volta é jogada no Montagu Course.
Pedro Figueiredo está a jogar o seu primeiro torneio do ano e do Challenge Tour, mas de certa forma, até poderá ser entendido como o segundo da temporada, dado ter competido no Joburg Open em novembro, uma prova do DP World Tour, onde falhou o cut.
Já Ferreira está a disputar o seu quinto torneio do Sunshine Tour desde novembro. Vem de um 36.º lugar (+3) na Final do circuito Vodacom Origins of Golf e é o atual 54.º classificado na Ordem de Mérito do Sunshine Tour de 2021/2022.
O 27.º Dimenson Data Pro-Am é coliderado pelo neo-zelandês Daniel Hillier e pelo francês Adrien Saddier, com 9 pancadas abaixo do Par.
Hillier fez 64 pancadas no The Links Course (Par-73), enquanto Saddier somou 63 no Outeniqua Course (Par-72).
O Dimension Data Pro-Am é o primeiro de 30 torneios do Challenge Tour de 2022, onde se insere o Open de Portugal at Royal Óbidos, de 15 a 18 de setembro.