O presidente dos sociais-democratas anunciou esta sexta-feira que o partido vai votar contra o Orçamento do Estado para 2022.
Em conferência de imprensa, depois de se ter reunido com o Presidente da República, Rui Rio disse que, após o Conselho Nacional do PSD, o partido decidiu que votará contra.
"Por diversas razões, mas, de forma geral, podemos dizer que é um Orçamento que segue uma continuidade", começou por justificar Rio, acrescentando para, para o PSD, este é um "Orçamento que não tm uma estratégia de longo prazo, como nenhum outro Orçamento para trás teve estratégias de longo prazo, na exata medida em que o Partido Socialista ora negoceia com o Bloco de Esquerda, ora só com o PCP".
De acordo com o líder do partido, a versão preliminar do Orçamento "não priveligia aquilo que é importamente, que é, justamente, o apoio ao tecido produtivo, o apoio às empresas que é para haver mais emprego e melhores empregos".
Rio sublinha que a proposta orçamental "tem lá algum dinheiro mas é o do PRR, porque o dinheiro do Orçamento propriamente dito para as empresas é uma coisa muito escassa, na ordem dos 160 a 170 milhões", considerando que esse valor não faz "diferença rigorosamente nenhuma".
O PSD segue agora o CDS-PP e a Iniciativa Liberal, que já avançaram que votariam contra o Orçamento do Estado para 2022.
Notícia atualizada pelas 15 horas.