Óscares. Realizador recorda filha que morreu dias antes das filmagens em discurso emocionante

Óscares. Realizador recorda filha que morreu dias antes das filmagens em discurso emocionante


“Queríamos fazer um filme que celebrasse a vida, e quatro dias antes das filmagens o impossível aconteceu”


Thomas Vinterberg, diretor do filme ‘Druk – Mais uma Rodada’, protagonizou um dos momentos mais emocionantes da cerimónia dos Óscares, que decorreu este domingo. Ao receber o prémio de Melhor Filme Internacional, o cineasta dinamarquês dedicou o momento à filha, que morreu em 2019 num acidente de carro.

‘Druk’ marcaria a estreia de Ida Vinterberg, de 19 anos, como atriz. Contudo, a jovem acabou por morrer antes das filmagens.

“Queríamos fazer um filme que celebrasse a vida, e quatro dias antes das filmagens o impossível aconteceu. Um acidente na autoestrada levou a minha filha. Alguém que ia ao telemóvel. Temos saudades dela. Eu amo-a. Desculpem. Dois meses antes de filmarmos este filme, e dois meses antes de ela morrer, ela estava em África, leu o roteiro e brilhava de entusiasmo”, começou por dizer.

“Ela amou, sentiu-se representada e deveria estar nisto. E se alguém acredita que ela está aqui connosco de alguma forma, vai poder vê-la a celebrar e a aplaudir connosco. Acabámos por fazer este filme para ela, como homenagem”, acrescentou.

“Então, Ida, este é um milagre que aconteceu. E tu és parte dele. Talvez estejas a mexer uns cordelinhos aí”, rematou.

O filme tem estreia marcada em Portugal para a próxima quinta-feira.