No final de dezembro de 2020, nenhuma região de Portugal continental se encontrava em seca meteorológica, segundo informações reveladas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Este facto não acontecia desde novembro de 2018.
“De acordo com o índice PDSI, no final de dezembro não existe nenhuma região do território em situação de seca meteorológica. A situação de seca fraca que no final de novembro abrangia a região do Minho e Douro Litoral também já terminou”, pode ler-se numa nota divulgada pelo IPMA.
Valores em novembro
Atualmente, a distribuição percentual por classes do índice PDSI no território é normal, de 49,1%, registando-se, por isso, melhorias em relação ao mês de novembro, durante o qual foi registado 4,1% do território continental em seca fraca.
Índice PDSI
Este índice baseia-se no conceito do balanço da água tendo em conta dados da quantidade de precipitação, temperatura do ar e capacidade de água disponível no solo. Permite detetar a ocorrência de períodos de seca classificando-os em termos de intensidade (fraca, moderada, severa e extrema).