José Gouveia recebido por secretário de Estado João Torres

José Gouveia recebido por secretário de Estado João Torres


Protagonista da greve de fome reúne com Governo.


José Gouveia, presidente da Associação de Discotecas Nacional (ADN) e um dos porta-vozes do movimento “A Pão e Água”, vai ser hoje recebido pelo secretário de Estado do Comércio, João Torres. A reunião está agendada para as 10h30, no ministério da Economia, e servirá para discutir medidas de apoio para o setor da animação noturna.

Recorde-se que José Gouveia foi um dos elementos do grupo de de nove homens e uma mulher (onde também se contava Ljubomir Stanisic) que protagonizaram uma greve de fome de sete dias frente à Assembleia da República, em Lisboa. A ação começou na sexta-feira, dia 27 de novembro – depois do primeiro-ministro, António Costa, e do ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, se terem recusado a receber os manifestantes – e terminou sete dias depois, após reunião entre os líderes do grupo e o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, que serviu de intermediário com o Governo.

Entretanto, o movimento “A Pão e Água” tem vindo a apelar, nas últimas horas, à presença de “todos” numa nova manifestação agendada para a próxima sexta-feira, na rotunda da Boavista, no Porto. “Temos uma única janela de oportunidade para lutarmos contra quem, usando como pretexto um vírus que tem uma taxa de recuperação de 99,97%, nos quer tirar todos os direitos, garantias e liberdades que estão plasmados na Constituição da República portuguesa! Não permitiremos que nos amordacem, nos calem, e seremos a resistência nas ruas de todo o país, como temos assistido em várias capitais do mundo. Nós somos o povo, nós somos o poder! Eles são 1% e nós 99%!”, lê-se em mensagens que têm vindo a ser partilhadas em grupos do movimento na rede WhatsApp e a que o i teve acesso.

Nas mensagens, o movimento “A Pão e Água” volta a alertar para uma “onda de fome, miséria, desespero [que] vai bater à porta de todos”.