Rússia. Vão estar 300 mil militares nos exercícios de setembro

Rússia. Vão estar 300 mil militares nos exercícios de setembro


Ministro da Defesa compara este exercício ao que se realizou em 1981, em plena Guerra Fria


A Rússia vai mobilizar 300 mil militares, assim como as unidades da China e da Mongólia, para uma das maiores manobras militares realizada desde os anos 80. O anúncio foi feito esta terça-feira pelo ministro da Defesa russo e o evento irá realizar-se em setembro.

Para Serguei Shoigu, este momento é comparável a “Zapad-81, mas mais imponente de uma certa maneira”. Zapad-81 (ou oeste 81, traduzido) foi uma das maiores manobras militares alguma vez realizada pela então União Soviética, que aconteceu em 1981 na Polónia.

Nos dias 11 a 15 de setembro, na Sibéria Oriental e no Extremo Oriente, “mais de 1.000 aviões e cerca de 300.000 militares, ou seja, praticamente todas as forças dos distritos militares Centro e Oeste”  vão participar nos exercícios militares Vostok (leste) 2018, explicou o ministro. Para além das forças russas estarão também presentes as forças armadas chinesas e mongol, avançou o ministro, citado pelas agências de notícias russas.

“Imaginem 36.000 engenhos militares a deslocarem-se em simultâneo: tanques, blindados de transporte de tropas, veículos de combate de infantaria. E tudo isso, claro, numa situação tão próxima de uma situação de combate quanto possível”, acrescentou.

Em 2017, nos exercícios de Zapad (oeste), participaram 12.700 militares entre Rússia, Bielorrússia e Moscovo. No entanto a NATO desconfia dos números enviados pelo governo russo, e acredita que os exercícios do ano passado terão envolvido mais de 100 mil militares.