O método utilizado com o Continente é exatamente o mesmo que foi usado com o Lidl: uma mensagem enviada por WhatsApp, Facebook ou Instagram a anunciar uma campanha de aniversário, prometendo “cartões presente no valor de 250€”.
O Continente, em declarações à Renascença, confirma que está a circular esta mensagem e que “além de utilizar indevidamente uma marca sem autorização, procura recolher dados pessoais de cidadãos com a promessa de um prémio inexistente”.
A empresa já está a tentar identificar os autores responsáveis por esta falsa campanha e comunicou a situação às “entidades que alojam o site e aos serviços de ‘instant messaging’, por onde a informação circula, de forma a impedir a sua propagação”.
A rede de supermercados relembra “que todas as suas iniciativas são divulgadas através das plataformas oficiais da marca”.
A mensagem que está a circular na internet pede às pessoas que façam uma inscrição, que implica a resposta a algumas perguntas que depois incluem o fornecimento de vários dados pessoais. Desta forma, a pessoa subscreve um serviço, pelo qual será cobrado 4,5 euros através do telemóvel.
A solução passa por contactar logo a operadora, de modo a barrar o serviço.