A construtora automóvel alemã BMW tinha registado um resultado líquido de 1,64 mil milhões de euros no primeiro trimestre de 2016.
A empresa, com sede em Munique, nos primeiros três meses do ano viu os lucros crescerem para 2,15 mil milhões de euros, devido à subida das vendas na Europa, EUA e Ásia. Na China as vendas aumentaram 12%.
Entre os veículos mais vendidos estão os SUV, o série 7 e modelos elétricos. No primeiro trimestre as vendas destes últimos duplicaram as vendas para 20 mil. Ainda assim representam apenas 3% das vendas da marca.
O CEO da BMW, Harald Krueger, espera que até ao final do ano se vendam mais de 100 mil viaturas elétricas.
A subida do lucro foi também justificada pelos 183 milhões de euros resultantes da entrada de novos investidores na empresa HERE, fabricante de mapas digitais.
Já a fabricante de automóveis italiana Ferrari obteve um lucro líquido ajustado de 124 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, um aumento de 60% por comparação com o registado entre janeiro e março de 2016.
As vendas da construtora transalpina subiram 22% no primeiro trimestre deste ano, com um total de 2.003 veículos comercializados e a faturação da empresa atingiu 821 milhões de euros, face aos 765 milhões registados em igual período do ano anterior.
A marca transalpina de luxo viu as vendas aumentarem 8,8% na Europa e no Médio Oriente, 4,2% na América e 3,2% no Japão.